Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44054
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Desenho didático e mediação pedagógica em ambientes virtuais: contribuições à educação a distância |
Autor(es): | Soares, Raianny Lima Borges Neto, Hermínio Torres, Antonia Lis de Maria Martins |
Palavras-chave: | Ambiente Virtual de Aprendizagem;Educação a Distância;Mediação Pedagógica |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Em Rede Revista de Educação a Distância |
Citação: | SOARES, Raianny Lima; BORGES NETO, Hermínio; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. Desenho didático e mediação pedagógica em ambientes virtuais: contribuições à educação a distância. Em Rede Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v. 3, n.1, p. 97-108, 2016. |
Resumo: | Considerando-se as potencialidades trazidas com o contexto sociotécnico que marca a cibercultura, o presente artigo discute sobre as possibilidades e desafios do desenho didático e da mediação pedagógica em Ambientes Virtuais de Ensino (AVE) destinados à Educação a Distância (EaD). Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica acerca das categorias: desenho didático e mediação pedagógica, para as quais foram elencadas possibilidades e desafios. A sistematização dos dados indica estas categorias como essenciais e indissociáveis no que se refere ao desenvolvimento de uma EaD colaborativa e intencional, sobretudo pelo ressignificar de olhares destinados às interfaces, bem como à intencionalidade educativa que deve orientar as ações docentes. |
Abstract: | . ABSTRACT Considering the potential brought to the socio-technical context that marks the cyberculture, this article discusses the possibilities and challenges of teaching design and teaching mediation Teaching Virtual Environment (TVE) for the Distance Education (DE). Therefore, a literature search of the categories was held : teaching design and teaching mediation for which were listed possibilities and challenges . The systematization of data indicates these categories as essential and inseparable when it comes to developing a collaborative and purposeful distance education, particularly by reframing looks for the interfaces, as well as the educational intentionality that should guide the teachers' actions. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44054 |
ISSN: | 2359-6082 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_art_tlsoareshborgenetoalmtorres.pdf | 182,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.