Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44054
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Desenho didático e mediação pedagógica em ambientes virtuais: contribuições à educação a distância
Autor(es): Soares, Raianny Lima
Borges Neto, Hermínio
Torres, Antonia Lis de Maria Martins
Palavras-chave: Ambiente Virtual de Aprendizagem;Educação a Distância;Mediação Pedagógica
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Em Rede Revista de Educação a Distância
Citação: SOARES, Raianny Lima; BORGES NETO, Hermínio; TORRES, Antonia Lis de Maria Martins. Desenho didático e mediação pedagógica em ambientes virtuais: contribuições à educação a distância. Em Rede Revista de Educação a Distância, Porto Alegre, v. 3, n.1, p. 97-108, 2016.
Resumo: Considerando-se as potencialidades trazidas com o contexto sociotécnico que marca a cibercultura, o presente artigo discute sobre as possibilidades e desafios do desenho didático e da mediação pedagógica em Ambientes Virtuais de Ensino (AVE) destinados à Educação a Distância (EaD). Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica acerca das categorias: desenho didático e mediação pedagógica, para as quais foram elencadas possibilidades e desafios. A sistematização dos dados indica estas categorias como essenciais e indissociáveis no que se refere ao desenvolvimento de uma EaD colaborativa e intencional, sobretudo pelo ressignificar de olhares destinados às interfaces, bem como à intencionalidade educativa que deve orientar as ações docentes.
Abstract: . ABSTRACT Considering the potential brought to the socio-technical context that marks the cyberculture, this article discusses the possibilities and challenges of teaching design and teaching mediation Teaching Virtual Environment (TVE) for the Distance Education (DE). Therefore, a literature search of the categories was held : teaching design and teaching mediation for which were listed possibilities and challenges . The systematization of data indicates these categories as essential and inseparable when it comes to developing a collaborative and purposeful distance education, particularly by reframing looks for the interfaces, as well as the educational intentionality that should guide the teachers' actions.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44054
ISSN: 2359-6082
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_tlsoareshborgenetoalmtorres.pdf182,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.