Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44039
Type: Artigo de Periódico
Title: A construção de recursos digitais de matemática: uma experiência de autoria com o Scratch
Authors: Leitão, Darlene Alves
Castro, Juscileide Braga de
Keywords: TDIC - práticas pedagógicas;Scratch - instumentação;Scratch - ferramenta para a produção
Issue Date: 2018
Publisher: UFSCar
Citation: LEITÃO, Darlene Alves; CASTRO, Juscileide Braga de. A construção de recursos digitais de matemática: uma experiência de autoria com o Scratch. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 510-519.
Abstract in Brazilian Portuguese: A inserção das TDIC na prática pedagógica requisita do professor uma reanálise dos processos de ensino, considerando certos pressupostos e teorias. Este trabalho tem como objetivo compartilhar as experiências de construção de recursos digitais de matemática a partir de oficina com Scratch. Participaram da oficina estudantes da Pedagogia e de Matemática; professores da Educação Básica e alunos da Pós Graduação, totalizando 14 participantes. A oficina proporcionou a instrumentação do Scratch e a possibilidade de ampliar seu uso para além da sala de aula, sendo utilizada como ferramenta para a produção de recursos digitais e a construção e reflexão conceitual, teórica e metodológica da matemática.
Abstract: The insertion of the TDIC in pedagogical practice requires the teacher to reanalyze the teaching processes, considering certain assumptions and theories. This work aims to share the experiences of building digital resources of mathematics from workshop with Scratch. Students of Pedagogy and Mathematics participated in the workshop; teachers of Basic Education and postgraduate students, totaling 14 participants. The workshop provided the instrumentation of Scratch and the possibility of expanding its use beyond the classroom, being used as a tool for the production of digital resources and the construction and conceptual reflection, theoretical and methodological of mathematics.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44039
ISSN: 2316 8889
Appears in Collections:FACED - Eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_eve_daleitao.pdf620,42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.