Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44039
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLeitão, Darlene Alves-
dc.contributor.authorCastro, Juscileide Braga de-
dc.date.accessioned2019-07-24T17:53:13Z-
dc.date.available2019-07-24T17:53:13Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationLEITÃO, Darlene Alves; CASTRO, Juscileide Braga de. A construção de recursos digitais de matemática: uma experiência de autoria com o Scratch. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 510-519.pt_BR
dc.identifier.issn2316 8889-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44039-
dc.description.abstractThe insertion of the TDIC in pedagogical practice requires the teacher to reanalyze the teaching processes, considering certain assumptions and theories. This work aims to share the experiences of building digital resources of mathematics from workshop with Scratch. Students of Pedagogy and Mathematics participated in the workshop; teachers of Basic Education and postgraduate students, totaling 14 participants. The workshop provided the instrumentation of Scratch and the possibility of expanding its use beyond the classroom, being used as a tool for the production of digital resources and the construction and conceptual reflection, theoretical and methodological of mathematics.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFSCarpt_BR
dc.subjectTDIC - práticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectScratch - instumentaçãopt_BR
dc.subjectScratch - ferramenta para a produçãopt_BR
dc.titleA construção de recursos digitais de matemática: uma experiência de autoria com o Scratchpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA inserção das TDIC na prática pedagógica requisita do professor uma reanálise dos processos de ensino, considerando certos pressupostos e teorias. Este trabalho tem como objetivo compartilhar as experiências de construção de recursos digitais de matemática a partir de oficina com Scratch. Participaram da oficina estudantes da Pedagogia e de Matemática; professores da Educação Básica e alunos da Pós Graduação, totalizando 14 participantes. A oficina proporcionou a instrumentação do Scratch e a possibilidade de ampliar seu uso para além da sala de aula, sendo utilizada como ferramenta para a produção de recursos digitais e a construção e reflexão conceitual, teórica e metodológica da matemática.pt_BR
Aparece nas coleções:FACED - Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_daleitao.pdf620,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.