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Tipo: Artigo de Periódico
Título : O circuito quatro desafios – atividade lúdica apoiada pelo pensamento computacional
Autor : Gonçalves, Caroline dos Santos
Cunha, Lídia Raquel Rocha
Guarda, Graziela Ferreira
Goulart, Ione Ferrarini
Palabras clave : Ferramentas de ensino - ensino do raciocínio lógico e matemático;Ensino do raciocínio lógico e matemático - ensino jogos digitais;Habilidades do Pensamento Computacional
Fecha de publicación : 2018
Editorial : UFSCar
Citación : GONÇALVES, Caroline dos Santos; CUNHA, Lídia Raquel Rocha; GUARDA, Graziela Ferreira; GOULART, Ione Ferrarini. O circuito quatro desafios – atividade lúdica apoiada pelo pensamento computacional. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 490-499.
Resumen en portugués brasileño: Com o objetivo de propagar o ensino do raciocínio lógico e matemático aliado à lógica de programação se criou o projeto Logicamente, que utiliza como ferramentas de ensino jogos digitais e lúdicos em ambiente desplugado realizando práticas que conduz a resultados diferenciados no processo de aprendizagem, neste sentido foi realizada a atividade “Os 4 circuitos”. O circuito explorou quatro áreas com diferentes jogos que trabalham através da ludicidade conteúdos que envolvem desde o domínio de operações aritméticas até a aplicação de algoritmos no cotidiano, com o propósito de desenvolver, paralelamente, habilidades do Pensamento Computacional. Neste sentido, se buscou estimular a criatividade e o desenvolvimento de diferentes competências.
Abstract: With the objective of propagating the teaching of logical and mathematical reasoning together with the logic of programming, the project Logicamente was created, which uses as teaching tools digital and ludic games in an unplugged environment, performing practices that lead to differentiated results in the learning process in this sense was carried out the activity "The 4 circuits". The circuit explored four areas with different games that work through the lucidity contents that range from the domain of arithmetic operations to the application of algorithms in the everyday, with the purpose of developing, in parallel, Computational Thinking skills. In this sense, it was sought to stimulate the creativity and the development of different competences.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44036
ISSN : 2316 8889
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