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dc.contributor.authorGonçalves, Caroline dos Santos-
dc.contributor.authorCunha, Lídia Raquel Rocha-
dc.contributor.authorGuarda, Graziela Ferreira-
dc.contributor.authorGoulart, Ione Ferrarini-
dc.date.accessioned2019-07-24T16:06:58Z-
dc.date.available2019-07-24T16:06:58Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Caroline dos Santos; CUNHA, Lídia Raquel Rocha; GUARDA, Graziela Ferreira; GOULART, Ione Ferrarini. O circuito quatro desafios – atividade lúdica apoiada pelo pensamento computacional. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 490-499.pt_BR
dc.identifier.issn2316 8889-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44036-
dc.description.abstractWith the objective of propagating the teaching of logical and mathematical reasoning together with the logic of programming, the project Logicamente was created, which uses as teaching tools digital and ludic games in an unplugged environment, performing practices that lead to differentiated results in the learning process in this sense was carried out the activity "The 4 circuits". The circuit explored four areas with different games that work through the lucidity contents that range from the domain of arithmetic operations to the application of algorithms in the everyday, with the purpose of developing, in parallel, Computational Thinking skills. In this sense, it was sought to stimulate the creativity and the development of different competences.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFSCarpt_BR
dc.subjectFerramentas de ensino - ensino do raciocínio lógico e matemáticopt_BR
dc.subjectEnsino do raciocínio lógico e matemático - ensino jogos digitaispt_BR
dc.subjectHabilidades do Pensamento Computacionalpt_BR
dc.titleO circuito quatro desafios – atividade lúdica apoiada pelo pensamento computacionalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrCom o objetivo de propagar o ensino do raciocínio lógico e matemático aliado à lógica de programação se criou o projeto Logicamente, que utiliza como ferramentas de ensino jogos digitais e lúdicos em ambiente desplugado realizando práticas que conduz a resultados diferenciados no processo de aprendizagem, neste sentido foi realizada a atividade “Os 4 circuitos”. O circuito explorou quatro áreas com diferentes jogos que trabalham através da ludicidade conteúdos que envolvem desde o domínio de operações aritméticas até a aplicação de algoritmos no cotidiano, com o propósito de desenvolver, paralelamente, habilidades do Pensamento Computacional. Neste sentido, se buscou estimular a criatividade e o desenvolvimento de diferentes competências.pt_BR
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