Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44031
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Onto4LA: uma ontologia para integração de dados educacionais
Autor(es): Carchedi, Luiz Carlos
Barrere, Eduardo
Mendonça, Fabrício Martins
Souza, Jairo Francisco de
Palavras-chave: Área de Learning Analytics (LA) - coleta de dados sobre ensino;(Onto4LA) - Ontology For Learning Analytics;(Onto4LA) - Ontology For Learning Analytics - dados analíticos
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: UFSCar
Citação: CARCHED, Luiz Carlos; BARRERE, Eduardo; MENDONÇA, Fabrício Martin; SOUZA, Jairo Francisco de. Onto4LA: uma ontologia para integração de dados educacionais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 439-448.
Resumo: Atualmente existem diferentes sistemas para apoio ao ensino e aprendizagem, cada um deles com seus próprios objetivos e utilizando métodos específicos para a coleta de dados educacionais. A integração desses dados ˜oriundos de diferentes fontes e um dos problemas da área de Learning Analytics (LA). Para auxiliar nesta tarefa, este artigo apresenta a versão inicial da ˜Ontology For Learning Analytics (Onto4LA), criada com o objetivo de facilitara integração de dados educacionais. A principal contribuição da ontologia ˜ e´ tornar possível a integração de diferentes conceitos presentes nos frameworks ˜ de Learning Analytics.
Abstract: Nowadays there are diferent systems to support teaching and learning, each one has their own objectives and using specifics methods to collect educational data. To conciliate data from different sources is a problem of the Learning Analytics (LA) area. To help in this task, this article presents the initial version of Ontology For Learning Analytics (Onto4LA), created with the objective of facilitating the integration of educational data. The main contribuition of the proposed ontology is make possible the integration of different concepts presents on the frameworks of Learning Analytics.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44031
ISSN: 2316 8889
Aparece nas coleções:FACED - Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_lccarchedi.pdf239,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.