Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44031
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Onto4LA: uma ontologia para integração de dados educacionais |
Autor : | Carchedi, Luiz Carlos Barrere, Eduardo Mendonça, Fabrício Martins Souza, Jairo Francisco de |
Palabras clave : | Área de Learning Analytics (LA) - coleta de dados sobre ensino;(Onto4LA) - Ontology For Learning Analytics;(Onto4LA) - Ontology For Learning Analytics - dados analíticos |
Fecha de publicación : | 2018 |
Editorial : | UFSCar |
Citación : | CARCHED, Luiz Carlos; BARRERE, Eduardo; MENDONÇA, Fabrício Martin; SOUZA, Jairo Francisco de. Onto4LA: uma ontologia para integração de dados educacionais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 439-448. |
Resumen en portugués brasileño: | Atualmente existem diferentes sistemas para apoio ao ensino e aprendizagem, cada um deles com seus próprios objetivos e utilizando métodos específicos para a coleta de dados educacionais. A integração desses dados ˜oriundos de diferentes fontes e um dos problemas da área de Learning Analytics (LA). Para auxiliar nesta tarefa, este artigo apresenta a versão inicial da ˜Ontology For Learning Analytics (Onto4LA), criada com o objetivo de facilitara integração de dados educacionais. A principal contribuição da ontologia ˜ e´ tornar possível a integração de diferentes conceitos presentes nos frameworks ˜ de Learning Analytics. |
Abstract: | Nowadays there are diferent systems to support teaching and learning, each one has their own objectives and using specifics methods to collect educational data. To conciliate data from different sources is a problem of the Learning Analytics (LA) area. To help in this task, this article presents the initial version of Ontology For Learning Analytics (Onto4LA), created with the objective of facilitating the integration of educational data. The main contribuition of the proposed ontology is make possible the integration of different concepts presents on the frameworks of Learning Analytics. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44031 |
ISSN : | 2316 8889 |
Aparece en las colecciones: | FACED - Eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_lccarchedi.pdf | 239,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.