Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44023
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Análise de aprendizagem a partir de códigos-fontes e uma proposta de seleção automática de métricas de avaliação |
Authors: | Oliveira, Márcia Gonçalves de Neves, Ádler Oliveira Silva Lopes, Mônica Ferreira Silva Patuzzo, Andreangelo |
Keywords: | Aprendizagem de programação;Trabalho de avaliação de professores;Programação a partir de códigos-fontes |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | UFSCar |
Citation: | OLIVEIRA, Márcia Gonçalves de; NEVES, Ádler Oliveira Silva; LOPES, Mônica Ferreira Silva; PATUZZO, Andreangelo. Análise de aprendizagem a partir de códigos-fontes e uma proposta de seleção automática de métricas de avaliação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 369-378. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho apresenta uma revisão de soluções automatizadas de análise da aprendizagem de programação a partir de códigos-fontes. Estendendo as propostas apresentadas nesse estudo, propomos uma estratégia tecnológica de análise quantitativa da aprendizagem de programação a partir de informações de códigos-fontes mapeadas em um cluster de métricas de software correlacionadas acima de um índice. A contribuição desta proposta para a aprendizagem de programação é auxiliar o trabalho de avaliação de professores de programação para que melhor compreendam as dificuldades de aprendizagem de seus alunos e reconheçam, a partir de um conjunto representativo de variáveis, as dificuldades de aprendizagem e habilidades de programação. |
Abstract: | This paper presents a review of automated programming learning analysis solutions from source codes. Extending the proposals presented in this study, we propose a technological strategy for quantitative analysis of programming learning from information from source codes mapped in a cluster of correlated software metrics above an index. The main contribution of this proposal to Informatics Education is to help the evaluation of programming teachers so that they better understand the learning difficulties of their students and recognize, from a representative set of variables, difficulties and skills programming |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44023 |
ISBN: | 2316 8889 |
Appears in Collections: | FACED - Eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_mgoliveira.pdf | 354,42 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.