Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44021
Type: Artigo de Periódico
Title: Recursos educacionais digitais e o ensino de adição e subtração: a concepção de um jogo na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais
Authors: Soares, Cézar Gomes
Souza, Danilo do Carmo de
Castro, Juscileide Braga de
Keywords: Teoria dos Campos Conceituais;Jogos digitais -ensino 2° ano do Ensino Fundamental
Issue Date: 2018
Publisher: UFSCar
Citation: SOARES, Cézar Gomes; SOUZA, Danilo do Carmo de; CASTRO, Juscileide Braga de. Recursos educacionais digitais e o ensino de adição e subtração: a concepção de um jogo na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 361-364.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este artigo tem como objetivo apresentar a análise de um recurso educacional digital para auxiliar alunos do 2° ano do Ensino Fundamental na compreensão de conceitos aditivos. A fundamentação teórica tem base na Teoria dos Campos Conceituais e as prescrições discutidas em documentos atuais, como a Base Nacional Comum Curricular. A escolha desse construto teórico decorre do processo de formalização dos conceitos basear-se no tripé situações-invariantes representações. Nota-se ao final da análise, que a versão atual do jogo digital elaborado cumpre os objetivos inicialmente propostos. Contudo, para estudos futuros necessita a atualização de alguns elementos de interação. Destacamos ainda as contribuições formativas do recurso, uma vez que o mesmo foi construído por estudantes de graduação.
Abstract: This paper aims to present the analysis of a digital educational resource to help students of the 2nd year of Elementary School in the understanding of additive concepts. The theoretical foundation is based on Conceptual Field Theory and the prescriptions discussed in current documents, such as the National Curricular Common Base. The choice of this theoretical construct stems from the process of formalizing the concepts based on the tripod situations-invariantrepresentations. It is noted at the end of the analysis that the current version of the digital game elaborated fulfils the initially proposed objectives. However, for future studies it needs to update some elements of interaction. We also highlight the formative contributions of the resource, since it was built by undergraduate students.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44021
ISSN: 2316 8889
Appears in Collections:FACED - Eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_eve_cgsoares.pdf298,81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.