Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44021
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Soares, Cézar Gomes | - |
dc.contributor.author | Souza, Danilo do Carmo de | - |
dc.contributor.author | Castro, Juscileide Braga de | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-24T14:41:42Z | - |
dc.date.available | 2019-07-24T14:41:42Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Cézar Gomes; SOUZA, Danilo do Carmo de; CASTRO, Juscileide Braga de. Recursos educacionais digitais e o ensino de adição e subtração: a concepção de um jogo na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 361-364. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2316 8889 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44021 | - |
dc.description.abstract | This paper aims to present the analysis of a digital educational resource to help students of the 2nd year of Elementary School in the understanding of additive concepts. The theoretical foundation is based on Conceptual Field Theory and the prescriptions discussed in current documents, such as the National Curricular Common Base. The choice of this theoretical construct stems from the process of formalizing the concepts based on the tripod situations-invariantrepresentations. It is noted at the end of the analysis that the current version of the digital game elaborated fulfils the initially proposed objectives. However, for future studies it needs to update some elements of interaction. We also highlight the formative contributions of the resource, since it was built by undergraduate students. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UFSCar | pt_BR |
dc.subject | Teoria dos Campos Conceituais | pt_BR |
dc.subject | Jogos digitais -ensino 2° ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.title | Recursos educacionais digitais e o ensino de adição e subtração: a concepção de um jogo na perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo tem como objetivo apresentar a análise de um recurso educacional digital para auxiliar alunos do 2° ano do Ensino Fundamental na compreensão de conceitos aditivos. A fundamentação teórica tem base na Teoria dos Campos Conceituais e as prescrições discutidas em documentos atuais, como a Base Nacional Comum Curricular. A escolha desse construto teórico decorre do processo de formalização dos conceitos basear-se no tripé situações-invariantes representações. Nota-se ao final da análise, que a versão atual do jogo digital elaborado cumpre os objetivos inicialmente propostos. Contudo, para estudos futuros necessita a atualização de alguns elementos de interação. Destacamos ainda as contribuições formativas do recurso, uma vez que o mesmo foi construído por estudantes de graduação. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | FACED - Eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_cgsoares.pdf | 298,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.