Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44012
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Ensino de algoritmos com poemas através do editor Poesia: relato de experiência |
Autor : | Medeiros, Soraya R. S. Rabelo, Humberto Garcia, Tânia Cristina Meira Nunes, Isabel Dilllmann Medeiros, Felipe G. Medeiros, Angélica Felix Rabelo, Daniele Silva de Sousa |
Palabras clave : | Ensino de algoritmos - utilização de poemas;Programação Python - Editor de poesia;Linguagem Python |
Fecha de publicación : | 2018 |
Editorial : | UFSCar |
Citación : | MEDEIROS, Soraya R. S.; RABELO, Humberto; GARCIA, Tânia Cristina Meira; NUNES, Isabel Dilllmann; MEDEIROS, Felipe G.; MEDEIROS, Angélica Felix; RABELO, Daniele Silva de Sousa. Ensino de algoritmos com poemas através do editor Poesia(): Relato de experiência. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 341-344. |
Resumen en portugués brasileño: | Dentre as habilidades humanas requeridas para as novas atividades deste século, destaca-se a fluência tecnológica. Este trabalho visa relatar uma experiência de ensino de algoritmos utilizando poemas utilizando a linguagem de programação Python mediado através do editor Poesia() para um público-alvo de diferentes idades. As ações foram baseadas na metodologia Aprendizado Baseado em Problemas (Problem Based Learning - PBL) pela qual foram trabalhados funções da linguagem Python, tipos de dados e variáveis. A oficina foi realizada durante uma Campus Party, onde os participantes puderam criar, ler, interpretar poemas e transformá-los em algoritmos, desenvolvendo a compreensão sistemática de problemas. |
Abstract: | Techonological fluency highlights among human skills required for new activities of this century. This work aims to report an algorithm teaching experience through poems using Python programming language mediated by Poesia() editor for a target audience of varied ages. Actions followed Problem Based Learning (PBL) methodology, through which Python functions, data types and variabled were studied. Workshop was realized during a Campus Party, where participants could create, read, and interpret poems and transform them in algorithms, developing problem systematic comprehension. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44012 |
ISSN : | 2316 8889 |
Aparece en las colecciones: | FACED - Eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_srsmedeiros.pdf | 311 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.