Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44012
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMedeiros, Soraya R. S.-
dc.contributor.authorRabelo, Humberto-
dc.contributor.authorGarcia, Tânia Cristina Meira-
dc.contributor.authorNunes, Isabel Dilllmann-
dc.contributor.authorMedeiros, Felipe G.-
dc.contributor.authorMedeiros, Angélica Felix-
dc.contributor.authorRabelo, Daniele Silva de Sousa-
dc.date.accessioned2019-07-24T14:05:24Z-
dc.date.available2019-07-24T14:05:24Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Soraya R. S.; RABELO, Humberto; GARCIA, Tânia Cristina Meira; NUNES, Isabel Dilllmann; MEDEIROS, Felipe G.; MEDEIROS, Angélica Felix; RABELO, Daniele Silva de Sousa. Ensino de algoritmos com poemas através do editor Poesia(): Relato de experiência. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 341-344.pt_BR
dc.identifier.issn2316 8889-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44012-
dc.description.abstractTechonological fluency highlights among human skills required for new activities of this century. This work aims to report an algorithm teaching experience through poems using Python programming language mediated by Poesia() editor for a target audience of varied ages. Actions followed Problem Based Learning (PBL) methodology, through which Python functions, data types and variabled were studied. Workshop was realized during a Campus Party, where participants could create, read, and interpret poems and transform them in algorithms, developing problem systematic comprehension.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFSCarpt_BR
dc.subjectEnsino de algoritmos - utilização de poemaspt_BR
dc.subjectProgramação Python - Editor de poesiapt_BR
dc.subjectLinguagem Pythonpt_BR
dc.titleEnsino de algoritmos com poemas através do editor Poesia: relato de experiênciapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrDentre as habilidades humanas requeridas para as novas atividades deste século, destaca-se a fluência tecnológica. Este trabalho visa relatar uma experiência de ensino de algoritmos utilizando poemas utilizando a linguagem de programação Python mediado através do editor Poesia() para um público-alvo de diferentes idades. As ações foram baseadas na metodologia Aprendizado Baseado em Problemas (Problem Based Learning - PBL) pela qual foram trabalhados funções da linguagem Python, tipos de dados e variáveis. A oficina foi realizada durante uma Campus Party, onde os participantes puderam criar, ler, interpretar poemas e transformá-los em algoritmos, desenvolvendo a compreensão sistemática de problemas.pt_BR
Aparece nas coleções:FACED - Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_srsmedeiros.pdf311 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.