Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44012
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Medeiros, Soraya R. S. | - |
dc.contributor.author | Rabelo, Humberto | - |
dc.contributor.author | Garcia, Tânia Cristina Meira | - |
dc.contributor.author | Nunes, Isabel Dilllmann | - |
dc.contributor.author | Medeiros, Felipe G. | - |
dc.contributor.author | Medeiros, Angélica Felix | - |
dc.contributor.author | Rabelo, Daniele Silva de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-24T14:05:24Z | - |
dc.date.available | 2019-07-24T14:05:24Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Soraya R. S.; RABELO, Humberto; GARCIA, Tânia Cristina Meira; NUNES, Isabel Dilllmann; MEDEIROS, Felipe G.; MEDEIROS, Angélica Felix; RABELO, Daniele Silva de Sousa. Ensino de algoritmos com poemas através do editor Poesia(): Relato de experiência. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 341-344. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2316 8889 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44012 | - |
dc.description.abstract | Techonological fluency highlights among human skills required for new activities of this century. This work aims to report an algorithm teaching experience through poems using Python programming language mediated by Poesia() editor for a target audience of varied ages. Actions followed Problem Based Learning (PBL) methodology, through which Python functions, data types and variabled were studied. Workshop was realized during a Campus Party, where participants could create, read, and interpret poems and transform them in algorithms, developing problem systematic comprehension. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UFSCar | pt_BR |
dc.subject | Ensino de algoritmos - utilização de poemas | pt_BR |
dc.subject | Programação Python - Editor de poesia | pt_BR |
dc.subject | Linguagem Python | pt_BR |
dc.title | Ensino de algoritmos com poemas através do editor Poesia: relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Dentre as habilidades humanas requeridas para as novas atividades deste século, destaca-se a fluência tecnológica. Este trabalho visa relatar uma experiência de ensino de algoritmos utilizando poemas utilizando a linguagem de programação Python mediado através do editor Poesia() para um público-alvo de diferentes idades. As ações foram baseadas na metodologia Aprendizado Baseado em Problemas (Problem Based Learning - PBL) pela qual foram trabalhados funções da linguagem Python, tipos de dados e variáveis. A oficina foi realizada durante uma Campus Party, onde os participantes puderam criar, ler, interpretar poemas e transformá-los em algoritmos, desenvolvendo a compreensão sistemática de problemas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FACED - Eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_srsmedeiros.pdf | 311 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.