Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44002
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | A computação como tecnologia assistiva na construção de um mapa tátil para os alunos com deficiência visual nos estudos de um mapa político da Região Sudeste do Brasil |
Autor : | Silva Júnior, Elias dos Santos Pinto, Sérgio Crespo Coelho da Silva Braz, Ruth Maria Mariani |
Palabras clave : | Deficiência Visual - leis brasileiras;Tecnologia assistiva - deficiência visual |
Fecha de publicación : | 2018 |
Editorial : | UFSCar |
Citación : | SILVA JÚNIOR, Elias dos Santos; PINTO, Sérgio Crespo Coelho da Silva; BRAZ, Ruth Maria Mariani. A computação como tecnologia assistiva na construção de um mapa tátil para os alunos com deficiência visual nos estudos de um mapa político da Região Sudeste do Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 294-301. |
Resumen en portugués brasileño: | As leis brasileiras asseguram os direitos dos Alunos com Deficiência Visual. No processo de ensino e aprendizagem, os educandos são estimulados através de seus sentidos residuais e remanescentes. As escolas carecem de Tecnologia Assistiva que auxiliem nesse processo inclusivo. Nesta pesquisa, a Computação foi colocada à prova no sentido de contribuir com a resolução desse problema educacional. Desenvolvemos um modelo computacional que atende as especificidades desses alunos, unido os sentidos do tato e da audição. A pesquisa comprovou um aumento da autonomia e da qualidade nos estudos desses alunos na aplicação temática da Região Sudeste do Brasil.[...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44002 |
ISSN : | 2316 8889 |
Aparece en las colecciones: | FACED - Eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_eve_esilvajunior.pdf | 843,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.