Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43679
Type: | Capítulo de Livro |
Title: | Uso do crack: implicações nos aspectos socioculturais da contemporaneidade |
Authors: | Ferreira, Tereza Maria da Silva Florencio, Lourdes Rafaella Santos |
Keywords: | Crack;Contemporaneidade;Práticas educativas;Drogadição |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Edições UFC |
Citation: | FERREIRA, Tereza Maria da Silva; FLORENCIO, Lourdes Rafaella Santos. Uso do crack: implicações nos aspectos socioculturais da contemporaneidade. In: VASCONCELOS, José Gerardo; FIALHO, Lia Machado Fiuza; FLORENCIO, Lourdes Rafaella Santos (orgs.). Práticas educativas, exclusão e resistência. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p.73-86. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Debruçar-se sobre a problemática da drogadição não se limita ao problema social, dessa forma, não cabe analisar apenas o fenômeno, e sim os processos sociais munidos de práticas historicamente construídas. Nessa perspectiva, este ensaio não pretende apontar o problema ou listar possíveis soluções. Ao contrário, busca fazer uma reflexão sobre a carga simbólica e as práticas educativas presente no processo de drogadição em uma perspectiva de práticas educativas onde o sujeito que faz usos da droga encontra estímulos diversos e particulares. Na atualidade, o uso do crack merece um destaque especial, seja pela efervescência midiática em torno do tema, seja pelos efeitos, fisiológicos e sociais, que seu uso pode efetivamente trazer, não apenas para o sujeito em uso, mais para a sociedade como um todo. A partir desse contexto, buscou-se analisar de que forma este fenômeno está relacionado às diferentes práticas educativas e expressões culturais na trajetória de vida de um dependente. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43679 |
ISBN: | 978-85-7282-601-3 |
Appears in Collections: | DTPE - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_capliv_tmsferreiralrsflorencio.pdf | 7,92 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.