Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43570
Tipo: Dissertação
Título: Website estratégia genética: diretório de estratégias Metodológicas para ensino de genética
Título em inglês: Website genetic strategy: strategy directory Methodology for teaching genetics
Autor(es): Fernandes, Ariana Mendes Camurça
Orientador: Gallão, Maria Izabel
Coorientador: Mota, Erika Freitas
Palavras-chave: Genética - Ensino via Web;Estratégias metodológicas;Parâmetros Curriculares Nacionais;Websites educacionais
Data do documento: Nov-2018
Citação: FERNANDES, Ariana Mendes Camurça. Website estratégia genética: diretório de estratégias metodológicas para ensino de genética. 2018. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: A Genética é um conhecimento que está presente no cotidiano das pessoas devido ao aumento da exposição em filmes, novelas, internet, noticiários etc. No entanto, em sala de aula, os alunos apresentam dificuldades em compreender o conteúdo e portanto, continua um desafio para os docentes ensinar um conteúdo que exige alto grau de abstração, para torná-lo mais interessante e possibilitar a compreensão pelos alunos. Diante dessa problemática, o trabalho desenvolvido possui natureza exploratória por meio da pesquisa bibliográfica na Revista Genética na Escola. A partir do material coletado, foi desenvolvido o website Estratégia Genética, no qual são disponibilizadas estratégias metodológicas para o ensino de Genética. Estas sendo classificadas de acordo com as habilidades preconizadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e com a tipologia da estratégia metodológica (jogo, filme/tematização, simulação, sistematização, modelização e discussão/debate). O uso de websites educacionais é defendido por vários pesquisadores, sendo o objetivo do website Estratégia Genética oferecer diversidade de estratégias metodológicas para professores de Biologia sistematizando-as em único espaço, dessa maneira, otimizando o tempo de pesquisa dos docentes e ofertando ideias para modificar suas aulas e melhorar o ensino e aprendizagem. A percepção de professores quanto ao uso de diferentes estratégias metodológicas no ensino de Genética e quanto a usabilidade do website educacional disponibilizado foi analisada através de questionário, viabilizado no website Estratégia Genética, preenchido por pessoas com formação no curso de Biologia e que acessaram a página. Foi verificado que os docentes não preferem a utilização totalitária de aulas expositivas clássicas e reconhecem a importância da utilização de diferentes estratégias metodológicas no ensino de Biologia, mudança essa propiciada pelo maior tempo de planejamento disponível, melhoria dos recursos tecnológicos disponíveis nas escolas e presença de nativos digitais em sala de aula. Na percepção dos respondentes da pesquisa, o uso do website Estratégia Genética otimiza a pesquisa dos professores através de um diretório diverso de estratégias metodológicas para o ensino de Genética que amplia as possibilidades de ensinar e contribui para o ensino de Genética.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43570
Aparece nas coleções:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_PE_AMCFERNANDES.pdf856,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2018_DIS_AMCFERNANDES.pdf2,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.