Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43545
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima Neto, José Melinho de-
dc.contributor.authorVasconcelos, Monica Monteiro da Costa-
dc.contributor.authorBarbosa, Francisco Valfrido-
dc.date.accessioned2019-07-12T12:39:17Z-
dc.date.available2019-07-12T12:39:17Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationLIMA NETO, José Melinho de; VASCONCELOS, Monica Monteiro da Costa; BARBOSA, Francisco Valfrido. Contextualizando a educação no Brasil: as entrelinhas de uma história de negligência. IN: ANDRADE, Francisco Ari de; VASCONCELOS, José Gerardo; SANTANA, José Rogério; VASCONCELOS JÚNIOR, Raimundo Elmo de Paula; RODRIGUES, Rui Martinho (orgs.). LDB 20 anos: política, história e espaços educacionais. Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 179-197.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7282-708-9-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43545-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDesigualdade de Acesso à Escolapt_BR
dc.subjectDesafios da Educaçãopt_BR
dc.subjectProblemática da Educaçãopt_BR
dc.subjectDesigualdades Socioeducacionaispt_BR
dc.subjectCrise da Educaçãopt_BR
dc.subjectAcesso À Educação Básicapt_BR
dc.subjectEducação - Brasilpt_BR
dc.titleContextualizando a educação no Brasil: as entrelinhas de uma história de negligênciapt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrEducar para a emancipação em um país cuja história está marcada pela desigualdade social certamente representa um grande desafio. A educação brasileira, ao longo de sua história, esteve sempre como um subproduto cultural histórico da dominação imposta de fora para dentro, do centro para a periferia. A situação do analfabetismo, a crise da escola e a dificuldade de aprendizagem da maioria dos alunos evidenciararam que a educação nacional representa, e sempre representou, um problema social grave que impede a construção de uma nação efetivamente democrática. Ferreira Júníor e Bittar (1999) destacam que a história da educação brasileira é marcada por um grande rasgo presente no sincretismo entre exclusão/ elitismo e dependência cultural em relação aos países centrais do sistema capitalista globalizado.[...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_capliv_jmlimanetommcvasconcelos.pdf14,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.