Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43545
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima Neto, José Melinho de | - |
dc.contributor.author | Vasconcelos, Monica Monteiro da Costa | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Francisco Valfrido | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-12T12:39:17Z | - |
dc.date.available | 2019-07-12T12:39:17Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | LIMA NETO, José Melinho de; VASCONCELOS, Monica Monteiro da Costa; BARBOSA, Francisco Valfrido. Contextualizando a educação no Brasil: as entrelinhas de uma história de negligência. IN: ANDRADE, Francisco Ari de; VASCONCELOS, José Gerardo; SANTANA, José Rogério; VASCONCELOS JÚNIOR, Raimundo Elmo de Paula; RODRIGUES, Rui Martinho (orgs.). LDB 20 anos: política, história e espaços educacionais. Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 179-197. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7282-708-9 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43545 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Desigualdade de Acesso à Escola | pt_BR |
dc.subject | Desafios da Educação | pt_BR |
dc.subject | Problemática da Educação | pt_BR |
dc.subject | Desigualdades Socioeducacionais | pt_BR |
dc.subject | Crise da Educação | pt_BR |
dc.subject | Acesso À Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Educação - Brasil | pt_BR |
dc.title | Contextualizando a educação no Brasil: as entrelinhas de uma história de negligência | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Educar para a emancipação em um país cuja história está marcada pela desigualdade social certamente representa um grande desafio. A educação brasileira, ao longo de sua história, esteve sempre como um subproduto cultural histórico da dominação imposta de fora para dentro, do centro para a periferia. A situação do analfabetismo, a crise da escola e a dificuldade de aprendizagem da maioria dos alunos evidenciararam que a educação nacional representa, e sempre representou, um problema social grave que impede a construção de uma nação efetivamente democrática. Ferreira Júníor e Bittar (1999) destacam que a história da educação brasileira é marcada por um grande rasgo presente no sincretismo entre exclusão/ elitismo e dependência cultural em relação aos países centrais do sistema capitalista globalizado.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_capliv_jmlimanetommcvasconcelos.pdf | 14,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.