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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43217
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. Altas habilidades/superdotação |
Autor : | Delpretto, Bárbara Martins de Lima Giffoni, Francinete Alves de Oliveira Zardo, Sinara Pollom |
Palabras clave : | Educação comum - Educação especial - práticas educacionais;Práticas educacionais inclusivas - alunos com altas habilidades/superdotação;Atendimento educacional especializado - altas habilidades/superdotação - AEE |
Fecha de publicación : | 2010 |
Editorial : | Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial |
Citación : | DELPRETTO, Bárbara Martins de Lima; GIFFONI, Francinete Alves; ZARDA, Sinara Pollom. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. Altas habilidades/superdotação. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial, 2010. 31p. |
Resumen en portugués brasileño: | Este fascículo objetiva contribuir para a articulação entre a educação comum e a educação especial, tendo em vista a promoção de práticas educacionais inclusivas para alunos com altas habilidades/superdotação. O texto dialoga com os profissionais envolvidos na educação desses alunos, refletindo sobre a construção de práticas educacionais no viés de uma aprendizagem colaborativa, interativa e dinâmica a partir da compreensão dos processos de construção da inteligência humana, segundo os pressupostos teóricos de Piaget. A compreensão das características dos alunos com altas habilidades/superdotação, de forma articulada com o conhecimento acerca dos processos de construção da aprendizagem, possibilita aos professores do ensino comum e do atendimento educacional especializado - AEE elaborarem estratégias de ensino que potencializem as habilidades identificadas ou em identificação nesses estudantes. As proposições teóricas aqui apresentadas adotam um posicionamento que visa favorecer o desenvolvimento inclusivo das escolas, contrapondo as afirmações que tendem a ser conclusivas sobre os poucos benefícios do ensino regular para esses alunos e reforçam o imaginário social de uma estabilidade da estrutura escolar, indiferente às diferenças. Este fascículo introduz e relaciona conceitos que propiciam aos professores refletir sobre os alunos com altas habilidades/superdotação a luz da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). Reitera a necessidade de uma prática escolar heterogênea, que simultaneamente respeite as diferenças de aprendizagem individuais e promova oportunidades diversificadas, por meio do entrelace entre a educação comum e a educação especial. [...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43217 |
ISBN : | 978 85 60331 29 1 |
Aparece en las colecciones: | FACED - Livros |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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