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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDelpretto, Bárbara Martins de Lima-
dc.contributor.authorGiffoni, Francinete Alves de Oliveira-
dc.contributor.authorZardo, Sinara Pollom-
dc.date.accessioned2019-06-28T15:31:31Z-
dc.date.available2019-06-28T15:31:31Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationDELPRETTO, Bárbara Martins de Lima; GIFFONI, Francinete Alves; ZARDA, Sinara Pollom. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. Altas habilidades/superdotação. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial, 2010. 31p.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 60331 29 1-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43217-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherMinistério da Educação; Secretaria de Educação Especialpt_BR
dc.subjectEducação comum - Educação especial - práticas educacionaispt_BR
dc.subjectPráticas educacionais inclusivas - alunos com altas habilidades/superdotaçãopt_BR
dc.subjectAtendimento educacional especializado - altas habilidades/superdotação - AEEpt_BR
dc.titleA educação especial na perspectiva da inclusão escolar. Altas habilidades/superdotaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste fascículo objetiva contribuir para a articulação entre a educação comum e a educação especial, tendo em vista a promoção de práticas educacionais inclusivas para alunos com altas habilidades/superdotação. O texto dialoga com os profissionais envolvidos na educação desses alunos, refletindo sobre a construção de práticas educacionais no viés de uma aprendizagem colaborativa, interativa e dinâmica a partir da compreensão dos processos de construção da inteligência humana, segundo os pressupostos teóricos de Piaget. A compreensão das características dos alunos com altas habilidades/superdotação, de forma articulada com o conhecimento acerca dos processos de construção da aprendizagem, possibilita aos professores do ensino comum e do atendimento educacional especializado - AEE elaborarem estratégias de ensino que potencializem as habilidades identificadas ou em identificação nesses estudantes. As proposições teóricas aqui apresentadas adotam um posicionamento que visa favorecer o desenvolvimento inclusivo das escolas, contrapondo as afirmações que tendem a ser conclusivas sobre os poucos benefícios do ensino regular para esses alunos e reforçam o imaginário social de uma estabilidade da estrutura escolar, indiferente às diferenças. Este fascículo introduz e relaciona conceitos que propiciam aos professores refletir sobre os alunos com altas habilidades/superdotação a luz da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). Reitera a necessidade de uma prática escolar heterogênea, que simultaneamente respeite as diferenças de aprendizagem individuais e promova oportunidades diversificadas, por meio do entrelace entre a educação comum e a educação especial. [...]pt_BR
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