Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43217
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Delpretto, Bárbara Martins de Lima | - |
dc.contributor.author | Giffoni, Francinete Alves de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Zardo, Sinara Pollom | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-28T15:31:31Z | - |
dc.date.available | 2019-06-28T15:31:31Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | DELPRETTO, Bárbara Martins de Lima; GIFFONI, Francinete Alves; ZARDA, Sinara Pollom. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. Altas habilidades/superdotação. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial, 2010. 31p. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978 85 60331 29 1 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43217 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial | pt_BR |
dc.subject | Educação comum - Educação especial - práticas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Práticas educacionais inclusivas - alunos com altas habilidades/superdotação | pt_BR |
dc.subject | Atendimento educacional especializado - altas habilidades/superdotação - AEE | pt_BR |
dc.title | A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. Altas habilidades/superdotação | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este fascículo objetiva contribuir para a articulação entre a educação comum e a educação especial, tendo em vista a promoção de práticas educacionais inclusivas para alunos com altas habilidades/superdotação. O texto dialoga com os profissionais envolvidos na educação desses alunos, refletindo sobre a construção de práticas educacionais no viés de uma aprendizagem colaborativa, interativa e dinâmica a partir da compreensão dos processos de construção da inteligência humana, segundo os pressupostos teóricos de Piaget. A compreensão das características dos alunos com altas habilidades/superdotação, de forma articulada com o conhecimento acerca dos processos de construção da aprendizagem, possibilita aos professores do ensino comum e do atendimento educacional especializado - AEE elaborarem estratégias de ensino que potencializem as habilidades identificadas ou em identificação nesses estudantes. As proposições teóricas aqui apresentadas adotam um posicionamento que visa favorecer o desenvolvimento inclusivo das escolas, contrapondo as afirmações que tendem a ser conclusivas sobre os poucos benefícios do ensino regular para esses alunos e reforçam o imaginário social de uma estabilidade da estrutura escolar, indiferente às diferenças. Este fascículo introduz e relaciona conceitos que propiciam aos professores refletir sobre os alunos com altas habilidades/superdotação a luz da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). Reitera a necessidade de uma prática escolar heterogênea, que simultaneamente respeite as diferenças de aprendizagem individuais e promova oportunidades diversificadas, por meio do entrelace entre a educação comum e a educação especial. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FACED - Livros |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_liv_bmldelpretto.pdf | 12,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.