Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43158
Type: | Resumo |
Title: | A experiência docente em aprendizagem cooperativa na Escola de Tempo Integral Ayrton Senna da Silva |
Authors: | Sousa, José Tiago Simião de Sousa, José Lidomar Nepomuceno de Lima, Josias Keully Freitas de Braúna, Thaís da Silva Andrade Neto, Manoel |
Keywords: | Docência;Autonomia;Cooperação |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | SOUSA, José Tiago Simião de; et al. A experiência docente em aprendizagem cooperativa na Escola de Tempo Integral Ayrton Senna da Silva. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente resumo pretende-se como relato de experiência do trabalho de iniciação à docência, de quatro estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) e bolsistas do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), a partir da facilitação da disciplina eletiva Aprendizagem Cooperativa, na Escola Estadual de Educação Integral Ayrton Senna da Silva, localizada no bairro Dom Lustosa, Fortaleza - CE. Objetiva-se através do projeto fornecer ferramentas para estimular a cooperação entre os estudantes no intuito de que estes articulem células cooperativas dentro de sua própria escola, fomentando o protagonismo estudantil, o desenvolvimento de habilidades sociais, a autonomia intelectual e a solidariedade. A metodologia para realização da disciplina é composta por práticas pedagógicas denominadas oficinas, que são ministradas semanalmente. A dinâmica utilizada se dá de forma que aos estudantes sejam delegadas responsabilidades individuais necessárias para o alcance de metas coletivas. Cada oficina se constitui de um breve momento de exposição, seguido por uma vivência em célula que fomenta a discussão em grupo acerca das ferramentas que possibilitam a aquisição de competências cooperativas. Com esse projeto espera-se que os estudantes deem continuidade ao trabalho na escola, utilizando a Aprendizagem Cooperativa por meio da formação de grupos de estudos autônomos, tornando-se multiplicadores dessa forma de estudar, que irá auxiliar no processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas. Conclui-se, portanto, que a presente experiência tem oportunizado a possibilidade de uma prática pedagógica a ser somada na formação de docentes, que passam a ver no aluno o potencial de ser protagonista de sua própria aprendizagem, e de discentes que adquirem novas habilidades para estudarem juntos. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43158 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_jtssousa.pdf | 49,1 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.