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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, José Tiago Simião de-
dc.contributor.authorSousa, José Lidomar Nepomuceno de-
dc.contributor.authorLima, Josias Keully Freitas de-
dc.contributor.authorBraúna, Thaís da Silva-
dc.contributor.authorAndrade Neto, Manoel-
dc.date.accessioned2019-06-26T18:52:04Z-
dc.date.available2019-06-26T18:52:04Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSOUSA, José Tiago Simião de; et al. A experiência docente em aprendizagem cooperativa na Escola de Tempo Integral Ayrton Senna da Silva. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43158-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectCooperaçãopt_BR
dc.titleA experiência docente em aprendizagem cooperativa na Escola de Tempo Integral Ayrton Senna da Silvapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente resumo pretende-se como relato de experiência do trabalho de iniciação à docência, de quatro estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) e bolsistas do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), a partir da facilitação da disciplina eletiva Aprendizagem Cooperativa, na Escola Estadual de Educação Integral Ayrton Senna da Silva, localizada no bairro Dom Lustosa, Fortaleza - CE. Objetiva-se através do projeto fornecer ferramentas para estimular a cooperação entre os estudantes no intuito de que estes articulem células cooperativas dentro de sua própria escola, fomentando o protagonismo estudantil, o desenvolvimento de habilidades sociais, a autonomia intelectual e a solidariedade. A metodologia para realização da disciplina é composta por práticas pedagógicas denominadas oficinas, que são ministradas semanalmente. A dinâmica utilizada se dá de forma que aos estudantes sejam delegadas responsabilidades individuais necessárias para o alcance de metas coletivas. Cada oficina se constitui de um breve momento de exposição, seguido por uma vivência em célula que fomenta a discussão em grupo acerca das ferramentas que possibilitam a aquisição de competências cooperativas. Com esse projeto espera-se que os estudantes deem continuidade ao trabalho na escola, utilizando a Aprendizagem Cooperativa por meio da formação de grupos de estudos autônomos, tornando-se multiplicadores dessa forma de estudar, que irá auxiliar no processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas. Conclui-se, portanto, que a presente experiência tem oportunizado a possibilidade de uma prática pedagógica a ser somada na formação de docentes, que passam a ver no aluno o potencial de ser protagonista de sua própria aprendizagem, e de discentes que adquirem novas habilidades para estudarem juntos.pt_BR
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