Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43158
Tipo: Resumo
Título: A experiência docente em aprendizagem cooperativa na Escola de Tempo Integral Ayrton Senna da Silva
Autor(es): Sousa, José Tiago Simião de
Sousa, José Lidomar Nepomuceno de
Lima, Josias Keully Freitas de
Braúna, Thaís da Silva
Andrade Neto, Manoel
Palavras-chave: Docência;Autonomia;Cooperação
Data do documento: 2016
Citação: SOUSA, José Tiago Simião de; et al. A experiência docente em aprendizagem cooperativa na Escola de Tempo Integral Ayrton Senna da Silva. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
Resumo: O presente resumo pretende-se como relato de experiência do trabalho de iniciação à docência, de quatro estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) e bolsistas do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), a partir da facilitação da disciplina eletiva Aprendizagem Cooperativa, na Escola Estadual de Educação Integral Ayrton Senna da Silva, localizada no bairro Dom Lustosa, Fortaleza - CE. Objetiva-se através do projeto fornecer ferramentas para estimular a cooperação entre os estudantes no intuito de que estes articulem células cooperativas dentro de sua própria escola, fomentando o protagonismo estudantil, o desenvolvimento de habilidades sociais, a autonomia intelectual e a solidariedade. A metodologia para realização da disciplina é composta por práticas pedagógicas denominadas oficinas, que são ministradas semanalmente. A dinâmica utilizada se dá de forma que aos estudantes sejam delegadas responsabilidades individuais necessárias para o alcance de metas coletivas. Cada oficina se constitui de um breve momento de exposição, seguido por uma vivência em célula que fomenta a discussão em grupo acerca das ferramentas que possibilitam a aquisição de competências cooperativas. Com esse projeto espera-se que os estudantes deem continuidade ao trabalho na escola, utilizando a Aprendizagem Cooperativa por meio da formação de grupos de estudos autônomos, tornando-se multiplicadores dessa forma de estudar, que irá auxiliar no processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas. Conclui-se, portanto, que a presente experiência tem oportunizado a possibilidade de uma prática pedagógica a ser somada na formação de docentes, que passam a ver no aluno o potencial de ser protagonista de sua própria aprendizagem, e de discentes que adquirem novas habilidades para estudarem juntos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43158
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_jtssousa.pdf49,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.