Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43151
Tipo: | Resumo |
Título: | Desenvolvimento de habilidades em educação à distância na área da medicina por meio de mídias sociais |
Autor(es): | Santos, Gabriel de Paula Miranda dos Medeiros, Francisco das Chagas |
Palavras-chave: | educação à distância;formação contínua;estudo de medicina |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | SANTOS, Gabriel de Paulo Miranda dos; MEDEIROS, Francisco das Chagas. Desenvolvimento de habilidades em educação à distância na área da medicina por meio de mídias sociais. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Resumo: | Introdução: Este artigo tem como fim expor os projetos de pesquisa do Laboratório de Habilidades – SECMED da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (FAMED-UFC) em desenvolvimento de habilidades em educação à distância na área da medicina por meio de mídias sociais, e AVAs (ambientes virtuais de aprendizado) e redes de compartilhamento de arquivos, visando à flexibilidade de dois fatores cruciais no processo educativo, o espaço e/ou tempo, para tornar mais eficiente o processo de formação contínua, sabendo que há uma problemática envolvendo a disponibilidade desses fatores entre os profissionais da área de saúde. Objetivo: Avaliar, estudar e aperfeiçoar métodos de educação à distância que proporcionem a transmissão do conhecimento de forma que gere flexibilidade de espaço e/ou tempo, contribuindo para a formação contínua de profissionais na área de saúde. Metodologia: Essa pesquisa é um processo descritivo, realizado por meio de busca em referências bibliográficas na área de Educação à Distância (EaD) e Educação Permanente em Saúde. Foram utilizadas fontes secundárias, assim como autores nacionais e internacionais, artigos científicos, dissertações de mestrado e buscas on-line no período de Setembro de 2016. Conclusão: Tratando-se de profissionais atuantes em diversas áreas do sabe, é possível identificar um déficit no que diz disponibilidade de espaço e/ou tempo, sabendo disso, a EaD torna-se uma opção de auxílio na formação contínua desse profissional. Ao avaliar pesquisas neurocientíficas, nota-se que existem três tipos básicos de conhecimento: Verbal/linguística, visual/espacial e musical/rítmico. O uso de recursos audiovisuais, podendo envolver as três áreas simultaneamente, na EaD potencializa o processo cognitivo, além de disponibilizar flexibilidade de espaço e/ou tempo, tornando a EaD uma ferramenta estratégica e acessível na formação continuada do profissional de saúde. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43151 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_gpmsantos.pdf | 49,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.