Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43094
Tipo: | TCC |
Título : | Tensões discursivas na Wikipédia: Um estudo de caso acerca da construção do verbete "Dilma Rousseff" |
Autor : | Sousa, Carlos Henrique Parente |
Tutor: | Marques, Francisco Paulo Jamil Almeida |
Palabras clave : | Enciclopédias eletrônicas;Internet - Enciclopédias;Democracia deliberativa |
Fecha de publicación : | 2011 |
Citación : | SOUSA, C. H. P. Tensões discursivas na Wikipédia: Um estudo de caso acerca da construção do verbete "Dilma Rousseff". 2011. 93 f. Monografia (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011. |
Resumen en portugués brasileño: | A presente pesquisa apresenta uma investigação acerca dos pontos fortes e fracos do debate público encontrados na página de discussão atinente à ―Dilma Rousseff‖ na Wikipédia em língua portuguesa. A Wikipédia é uma enciclopédia livre, ou seja, um sistema do qual múltiplos autores e editores podem participar escrevendo verbetes ou modificando e editando os conteúdos já existentes, sem maior distinção quanto ao grau de conhecimento sobre um assunto específico. Os verbetes são editados de forma colaborativa através de debate público em uma página de discussão exclusiva de cada tema. Nesta referida página, podem ser encontrados comentários ou traços de aperfeiçoamento das diretrizes de edição dos verbetes. É justamente nestes espaços onde se percebe a ocorrência de embates ideológicos e de tensões diversas geradas acerca do entendimento expresso por um ou outro usuário. Para verificar os pontos fontes e fracos da discussão política recorre-se à grande analítica de Lincoln Dahlberg (2001) inspirado em autores que criticaram e reformularam as propostas de pesquisadores da literatura anglo-saxã (Miola, 2009, Sampaio; Maia; F. Marques, 2010, Mendonça e Pereira, 2011). Tal grade é composta por quatro categorias principais: 1) tematização e crítica racional, 2) reflexividade, 3) ideal role taking, 4) inclusão e igualdade discursiva. Os resultados encontrados são: 1) verificou-se que quase todas as mensagens são respondidas ou fazem alusão ao tema proposto, contudo a maior parte das mensagens não se proveu de justificativas para as opiniões expressas; 2) comprovou-se uma considerável quantidade de persuasão e progresso e um baixo índice de radicalização entre os participantes; 3) não se observou incivilidade (racismo, ódio e ataques contra princípios democráticos) entre os participantes, mas presenciou-se ínfimo comportamento que direcionavam ironias ou ofensas pessoais. Ainda, não se presenciou diálogos contínuos; 4) notou-se uma participação de poucos wikipedistas no debate no tópico analisado e identificou-se que as mensagens não foram dominadas por um número pequeno de participantes. As conclusões são: 1) os usuários preferem afirmar as normas e políticas da comunidade ao invés de justificar os seus argumentos; 2) Existe uma considerável participação de usuários com interesses e posições divergentes; 3) As regras, normas e princípios de sanção de bloqueio minimizou o desvio de conduta dos participantes da Wikipédia em língua portuguesa e o canal discursivo é utilizado para sanar as disparidades de forma rápida; 4) visualiza-se efetivo engajamento dos wikipedistas. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43094 |
Aparece en las colecciones: | PUBLICIDADE E PROPAGANDA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_tcc_chpsousa.pdf | 1,71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.