Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43011
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Os documentários baianos das décadas de 1950 1960 e o ensino de história da Bahia, na perspectiva da complexidade |
Autor : | Jesus, Rafael Henrique Costa Santos de |
Palabras clave : | Epsitemiologia;Educação;Metodologia de ensino |
Fecha de publicación : | 2012 |
Editorial : | Expressão Gráfica; Wave Media |
Citación : | JESUS, Rafael Henrique Costa Santos de. Os documentários baianos das décadas de 1950 1960 e o ensino de história da Bahia, na perspectiva da complexidade. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, 3.; SEMINÁRIO DE PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UFC, 10., 1-3 out. 2012, Fortaleza (Ce). Anais... Fortaleza (Ce): Expressão Gráfica; Wave Media, 2012. |
Resumen en portugués brasileño: | A assertiva de que “uma cabeça bem-feita vale mais do que uma cabeça cheia”, postulada por Montaigne, no século XVI, é um dos principais supedâneos para a Epistemologia da Complexidade, formulada por Edgar Morin. Para explicar o conceito de complexidade, Morin parte para a etimologia do termo complexo: “tecido em comum”. Nesse escopo, ele afirma peremptoriamente a vital necessidade de um paradigma cognitivo baseado na síntese dos saberes e não na separação analítica. “Fazer bem a cabeça”, isto é, ajudar a organizar a cognição dos processos humanos é indubitavelmente um imperativo para os profissionais da Educação. Em um contexto histórico marcado por uma enxurrada informacional, a tarefa de engendrar mecanismos que possibilitem aos estudantes sistematizar tantas informações parece ser um hercúleo desafio. A História, “ciência dos homens no tempo”, como bem formulou Marc Bloch, é necessariamente um campo complexo. A empreitada de “tecer conjuntamente” as diversas esferas que constituem as trajetórias dos seres humanos, nos mais diversos espaços, ao longo tempo, tem requerido dos professores a disposição para uma revisão profícua de suas metodologias de ensino. [...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43011 |
ISBN : | 978 85 4200 096 2 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DHIS - Trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_eve_rhcsjesus.pdf | 261,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.