Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43011
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorJesus, Rafael Henrique Costa Santos de-
dc.date.accessioned2019-06-24T17:39:32Z-
dc.date.available2019-06-24T17:39:32Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationJESUS, Rafael Henrique Costa Santos de. Os documentários baianos das décadas de 1950 1960 e o ensino de história da Bahia, na perspectiva da complexidade. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, 3.; SEMINÁRIO DE PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UFC, 10., 1-3 out. 2012, Fortaleza (Ce). Anais... Fortaleza (Ce): Expressão Gráfica; Wave Media, 2012.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 4200 096 2-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43011-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherExpressão Gráfica; Wave Mediapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEpsitemiologiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.titleOs documentários baianos das décadas de 1950 1960 e o ensino de história da Bahia, na perspectiva da complexidadept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA assertiva de que “uma cabeça bem-feita vale mais do que uma cabeça cheia”, postulada por Montaigne, no século XVI, é um dos principais supedâneos para a Epistemologia da Complexidade, formulada por Edgar Morin. Para explicar o conceito de complexidade, Morin parte para a etimologia do termo complexo: “tecido em comum”. Nesse escopo, ele afirma peremptoriamente a vital necessidade de um paradigma cognitivo baseado na síntese dos saberes e não na separação analítica. “Fazer bem a cabeça”, isto é, ajudar a organizar a cognição dos processos humanos é indubitavelmente um imperativo para os profissionais da Educação. Em um contexto histórico marcado por uma enxurrada informacional, a tarefa de engendrar mecanismos que possibilitem aos estudantes sistematizar tantas informações parece ser um hercúleo desafio. A História, “ciência dos homens no tempo”, como bem formulou Marc Bloch, é necessariamente um campo complexo. A empreitada de “tecer conjuntamente” as diversas esferas que constituem as trajetórias dos seres humanos, nos mais diversos espaços, ao longo tempo, tem requerido dos professores a disposição para uma revisão profícua de suas metodologias de ensino. [...]pt_BR
Aparece nas coleções:DHIS - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_rhcsjesus.pdf261,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.