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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43011
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Jesus, Rafael Henrique Costa Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-24T17:39:32Z | - |
dc.date.available | 2019-06-24T17:39:32Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | JESUS, Rafael Henrique Costa Santos de. Os documentários baianos das décadas de 1950 1960 e o ensino de história da Bahia, na perspectiva da complexidade. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, 3.; SEMINÁRIO DE PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UFC, 10., 1-3 out. 2012, Fortaleza (Ce). Anais... Fortaleza (Ce): Expressão Gráfica; Wave Media, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978 85 4200 096 2 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43011 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Expressão Gráfica; Wave Media | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Epsitemiologia | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de ensino | pt_BR |
dc.title | Os documentários baianos das décadas de 1950 1960 e o ensino de história da Bahia, na perspectiva da complexidade | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A assertiva de que “uma cabeça bem-feita vale mais do que uma cabeça cheia”, postulada por Montaigne, no século XVI, é um dos principais supedâneos para a Epistemologia da Complexidade, formulada por Edgar Morin. Para explicar o conceito de complexidade, Morin parte para a etimologia do termo complexo: “tecido em comum”. Nesse escopo, ele afirma peremptoriamente a vital necessidade de um paradigma cognitivo baseado na síntese dos saberes e não na separação analítica. “Fazer bem a cabeça”, isto é, ajudar a organizar a cognição dos processos humanos é indubitavelmente um imperativo para os profissionais da Educação. Em um contexto histórico marcado por uma enxurrada informacional, a tarefa de engendrar mecanismos que possibilitem aos estudantes sistematizar tantas informações parece ser um hercúleo desafio. A História, “ciência dos homens no tempo”, como bem formulou Marc Bloch, é necessariamente um campo complexo. A empreitada de “tecer conjuntamente” as diversas esferas que constituem as trajetórias dos seres humanos, nos mais diversos espaços, ao longo tempo, tem requerido dos professores a disposição para uma revisão profícua de suas metodologias de ensino. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DHIS - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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