Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42952
Type: Dissertação
Title: Formação da consciência de classe do docente: um estudo ontológico marxista
Authors: Araújo, Júlio César Saunders de
Advisor: Gomes, Valdemarin Coelho
Keywords: Ontologia;Consciência de classe;Ideologia;Alienação
Issue Date: 2019
Citation: ARAÚJO, Júlio César Saunders. A Formação da consciência de classe do docente: um estudo ontológico marxista. 2019. 119f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2019.
Abstract in Brazilian Portuguese: Esta pesquisa tem como objetivo compreender o processo de formação da consciência de classe dos docentes. Para tanto, escolhemos estudar a rede estadual de ensino do Ceará, tomando por base aspectos que circundam o fazer docente, tais como a precarização, a organização sindical e política e a fragmentação da atividade laboral. Trata-se de uma pesquisa teórico-bibliográfica, fincada sobre o referencial ontológico marxista, com ênfase em Marx (1978; 2000; 2002; 2012;), Marx e Engels (1982; 1998) e Lukács (2003; 2013). Analisamos, em primeiro plano, a relação entre trabalho, sociabilidade e consciência para, a partir daí, capturarmos os determinantes sobre a formação da consciência de classe em si e para si. Por fim, avançamos sobre aspectos que identificamos como relevantes no tocante à formação da consciência de classe dos docentes. Em nosso momento conclusivo, assumimos que a classe docente precisa ter a consciência de seu papel histórico, mas essa consciência pode ser dificultada por uma série de mecanismos que operam na lógica da reprodução do sistema do capital, como a alienação, a ideologia, o reformismo e o abandono da centralidade do trabalho, substituída pela centralidade da política.
Abstract: This research aims to understand the process of formation of the consciousness of the teaching, class. To this end, we chose to study the state education of Ceará, based on aspects that surround the teaching, such as the precarization, the Union and political organization and the fragmentation of the labor activity. It is as theorical-bibliogragic research, planted on the Marxism ontological referential, with emphasis on Marx (1978; 2000; 2002; 2012), Marx e Engels (1982; 1998) and Lukács (2003; 2013). We analyze, in the foreground, the relationship between work, sociability and consciousness so that, from there, we capturethe determinants of the formation of the class consciousness itself and for itself. Finally, we have advanced on aspects that we identified as relevant in relation to the formation of teacher’s class consciousness. In our concluding moment, we assume that the teaching class needs to be aware of its historical role, but this consciousness can be hinted by a series of mechanisms that operate in the logic of reproduction of the capital system, such as alienation, ideology, reformism and abandonment of the centrality of work, replaced by the centrality of politics.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42952
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_dis_jcsaraujo.pdf856,31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.