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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42934
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Matos, Kelma Socorro Lopes de | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-21T11:41:14Z | - |
dc.date.available | 2019-06-21T11:41:14Z | - |
dc.date.issued | 2001 | - |
dc.identifier.citation | MATOS, Kelma Socorro Lopes de. Escola: quando a juventude tece significados. In: DAMASCENO, Maria Nobre; MATOS, Kelma Socorro Lopes de; VASCONCELOS, José Gerardo (orgs.). Trajetórias da Juventude. Fortaleza: Gráfica e Editora LCR, 2001. p. 41-56. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-866-2722-4 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42934 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Gráfica e Editora LCR | pt_BR |
dc.subject | Jovens | pt_BR |
dc.subject | Escola - significação | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Escolas na Região Metropolitana de Fortaleza | pt_BR |
dc.title | Escola: quando a juventude tece significados | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho discute, como questão central, qual o significado da escola para os jovens, tomando por referência seus olhares, modos de pensar, sentir e agir, e suas palavras. Parte da minha pesquisa foi realizada em conjunto com o grupo que participou do estudo "Juventude, sociedade e cultura: múltiplos olhares acerca da expressão cultural dos jovens'". Neste trabalho, além da aplicação de questionários com 1180 jovens estudantes - cursando 8ª série do Ensino Fundamental, 1º,2º e 3º ano do Ensino Médio, em onze escolas estaduais, municipais, particulares e cooperativada - foram feitos debates com grupos culturais e religiosos. Na outra parte da pesquisa, voltada especificamente para a construção da minha tese de Doutorado em Educação, aprofundei a temática escolhida em duas escolas, uma pública e outra privada, inseridas na amostra maior, e localizadas na Região Metropolitana de Fortaleza. Ouvi e observei jovens alunos e alunas nas suas múltiplas interações, nos loci escolhidos, levando em conta a diferença entre o seu nível social, as localizações das escolas em diferentes bairros, e as redes de ensino. As duas instituições são de grande porte, com mais de 1000 alunos cada uma, e funcionando com o Ensino Fundamental e Médio. Neste estudo refiro-me a elas por Escola Estadual F e Escola Particular C. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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