Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42901
Tipo: Artigo de Evento
Título : Concepção de docência na formação do professor de história: teoria e prática
Autor : Magalhães Junior, Antonio Germano
Silva Neta, Maria de Lourdes da
Cecatto, Adriano
Palabras clave : Processo educativo;Vida Social;Sociedade - atividade humana
Fecha de publicación : 2012
Editorial : Expressão Gráfica; Wave Media
Citación : MAGALHÃES JUNIOR, Antônio Germano; SILVA NETA, Maria de Lourdes da; CECATTO, Adriano. Concepção de docência na formação do professor de história: teoria e prática. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, 3.; SEMINÁRIO DE PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UFC, 10., 1-3 out. 2012, Fortaleza (Ce). Anais... Fortaleza (Ce): Expressão Gráfica; Wave Media, 2012.
Resumen en portugués brasileño: O trabalho docente é parte integrante do processo educativo no qual os sujeitos da sociedade são formados para participarem da vida social. A prática educativa é um fenômeno social constituída por uma atividade humana necessária à existência e funcionamento das sociedades. Consideramos que o objetivo geral deste trabalho consiste na descrição da concepção docente no ensino de Didática no curso de História da Universidade Estadual do Ceará (UECE), na cidade de Fortaleza, no Estado do Ceará. Os objetivos específicos são: descrever a disciplina Didática na formação dos professores de História e explicitar a concepção docente acerca da importância da disciplina na licenciatura. Utilizou-se como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa com análise documental. E entre as fontes de pesquisa documental pode-se incluir “leis, declarações estatutárias e também os relatos de pessoas sobre incidentes ou períodos, nos quais elas estiveram envolvidas de fato” (MAY, 2004, p. 208). O texto foi dividido em três partes. No primeiro, relatamos o histórico da Didática e das tendências pedagógicas. Posteriormente conceituamos a Didática e apresentamos seu objeto de investigação. Para concluir, descrevemos a concepção Didática na perspectiva docente em entrevista semiestruturada realizada com a professora da disciplina Didática do Ensino de História. [...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42901
ISBN : 978 85 4200 096 2
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DHIS - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2012_eve_agmagalhaes.pdf270,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.