Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42901
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Magalhães Junior, Antonio Germano | - |
dc.contributor.author | Silva Neta, Maria de Lourdes da | - |
dc.contributor.author | Cecatto, Adriano | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-19T15:09:22Z | - |
dc.date.available | 2019-06-19T15:09:22Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | MAGALHÃES JUNIOR, Antônio Germano; SILVA NETA, Maria de Lourdes da; CECATTO, Adriano. Concepção de docência na formação do professor de história: teoria e prática. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, 3.; SEMINÁRIO DE PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UFC, 10., 1-3 out. 2012, Fortaleza (Ce). Anais... Fortaleza (Ce): Expressão Gráfica; Wave Media, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978 85 4200 096 2 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42901 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Expressão Gráfica; Wave Media | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Processo educativo | pt_BR |
dc.subject | Vida Social | pt_BR |
dc.subject | Sociedade - atividade humana | pt_BR |
dc.title | Concepção de docência na formação do professor de história: teoria e prática | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O trabalho docente é parte integrante do processo educativo no qual os sujeitos da sociedade são formados para participarem da vida social. A prática educativa é um fenômeno social constituída por uma atividade humana necessária à existência e funcionamento das sociedades. Consideramos que o objetivo geral deste trabalho consiste na descrição da concepção docente no ensino de Didática no curso de História da Universidade Estadual do Ceará (UECE), na cidade de Fortaleza, no Estado do Ceará. Os objetivos específicos são: descrever a disciplina Didática na formação dos professores de História e explicitar a concepção docente acerca da importância da disciplina na licenciatura. Utilizou-se como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa com análise documental. E entre as fontes de pesquisa documental pode-se incluir “leis, declarações estatutárias e também os relatos de pessoas sobre incidentes ou períodos, nos quais elas estiveram envolvidas de fato” (MAY, 2004, p. 208). O texto foi dividido em três partes. No primeiro, relatamos o histórico da Didática e das tendências pedagógicas. Posteriormente conceituamos a Didática e apresentamos seu objeto de investigação. Para concluir, descrevemos a concepção Didática na perspectiva docente em entrevista semiestruturada realizada com a professora da disciplina Didática do Ensino de História. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DHIS - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_eve_agmagalhaes.pdf | 270,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.