Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42901
Tipo: Artigo de Evento
Título: Concepção de docência na formação do professor de história: teoria e prática
Autor(es): Magalhães Junior, Antonio Germano
Silva Neta, Maria de Lourdes da
Cecatto, Adriano
Palavras-chave: Processo educativo;Vida Social;Sociedade - atividade humana
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: Expressão Gráfica; Wave Media
Citação: MAGALHÃES JUNIOR, Antônio Germano; SILVA NETA, Maria de Lourdes da; CECATTO, Adriano. Concepção de docência na formação do professor de história: teoria e prática. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, 3.; SEMINÁRIO DE PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UFC, 10., 1-3 out. 2012, Fortaleza (Ce). Anais... Fortaleza (Ce): Expressão Gráfica; Wave Media, 2012.
Resumo: O trabalho docente é parte integrante do processo educativo no qual os sujeitos da sociedade são formados para participarem da vida social. A prática educativa é um fenômeno social constituída por uma atividade humana necessária à existência e funcionamento das sociedades. Consideramos que o objetivo geral deste trabalho consiste na descrição da concepção docente no ensino de Didática no curso de História da Universidade Estadual do Ceará (UECE), na cidade de Fortaleza, no Estado do Ceará. Os objetivos específicos são: descrever a disciplina Didática na formação dos professores de História e explicitar a concepção docente acerca da importância da disciplina na licenciatura. Utilizou-se como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa com análise documental. E entre as fontes de pesquisa documental pode-se incluir “leis, declarações estatutárias e também os relatos de pessoas sobre incidentes ou períodos, nos quais elas estiveram envolvidas de fato” (MAY, 2004, p. 208). O texto foi dividido em três partes. No primeiro, relatamos o histórico da Didática e das tendências pedagógicas. Posteriormente conceituamos a Didática e apresentamos seu objeto de investigação. Para concluir, descrevemos a concepção Didática na perspectiva docente em entrevista semiestruturada realizada com a professora da disciplina Didática do Ensino de História. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42901
ISBN: 978 85 4200 096 2
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DHIS - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_eve_agmagalhaes.pdf270,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.