Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42835
Type: Resumo
Title: Estudos aplicados à diminuição da evasão acadêmica no curso de química bacharelado da UFC
Authors: Sousa, Dayane Vieira de
Barbosa, Arthur Silva
Bezerra, Lucas Fonseca
Almeida, Maria Mozarina Beserra
Keywords: Desempenho acadêmico;Evasão;Atividades Extracurriculares
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: SOUSA, Dayane Vieira de et al. Estudos aplicados à diminuição da evasão acadêmica no curso de química bacharelado da UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Abstract in Brazilian Portuguese: A evasão é um sério problema enfrentado por todas as universidades do país, trazendo consequências negativas não apenas ao meio acadêmico, mas também ao econômico e, devido a este fato, seu estudo está se tornando cada vez mais recorrente. Visando sua diminuição e melhora da qualidade de ensino de uma maneira geral, a Monitoria de Projetos do Curso de Química Bacharelado da Universidade Federal do Ceará vem analisando e discutindo as causas das desistências de seu corpo discente e propõe soluções para cada uma delas. Em um dos estudos, constatou-se que uma das maiores dificuldades enfrentadas no curso é a resolução de cálculos matemáticos, estudados nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral I e II. Os conhecimentos dos conteúdos dessas disciplinas são fundamentais para outras disciplinas do currículo, como as Físico-Química I e II, as quais possuem grande índice de reprovação, contribuindo assim para a evasão do Curso de Química. Buscando diminuir esta dificuldade, foi preparado e ministrado pelos monitores da Monitoria de Projetos, com acompanhamento de um docente da área de Físico-Química, um minicurso de Cálculo Aplicado à Química, para as turmas dos dois primeiros anos. Os alunos dessas turmas foram entrevistados, no início do minicurso e tiveram seu rendimento acompanhado. Foi observada uma considerável melhora no rendimento acadêmico destes alunos em relação a seu desempenho, comparado àqueles alunos que não participaram do curso. Dentre os discentes entrevistados, 85,71% declarou que seu aprendizado melhorara e a aplicabilidade do minicurso foi boa ou excelente. Conclui-se, portanto que para diminuir a evasão do Curso de Química é necessidade mais ações como minicursos de conteúdos básicos para o aprendizado de disciplinas com alto índice de reprovação. Os passos subsequentes visam à melhora da assiduidade, interesse e participação do aluno através de discussões, palestras e realização de outras atividades extracurriculares.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42835
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_dvsousa.pdf49,85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.