Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42835
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Dayane Vieira de-
dc.contributor.authorBarbosa, Arthur Silva-
dc.contributor.authorBezerra, Lucas Fonseca-
dc.contributor.authorAlmeida, Maria Mozarina Beserra-
dc.date.accessioned2019-06-18T17:33:38Z-
dc.date.available2019-06-18T17:33:38Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSOUSA, Dayane Vieira de et al. Estudos aplicados à diminuição da evasão acadêmica no curso de química bacharelado da UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42835-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesempenho acadêmicopt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectAtividades Extracurricularespt_BR
dc.titleEstudos aplicados à diminuição da evasão acadêmica no curso de química bacharelado da UFCpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA evasão é um sério problema enfrentado por todas as universidades do país, trazendo consequências negativas não apenas ao meio acadêmico, mas também ao econômico e, devido a este fato, seu estudo está se tornando cada vez mais recorrente. Visando sua diminuição e melhora da qualidade de ensino de uma maneira geral, a Monitoria de Projetos do Curso de Química Bacharelado da Universidade Federal do Ceará vem analisando e discutindo as causas das desistências de seu corpo discente e propõe soluções para cada uma delas. Em um dos estudos, constatou-se que uma das maiores dificuldades enfrentadas no curso é a resolução de cálculos matemáticos, estudados nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral I e II. Os conhecimentos dos conteúdos dessas disciplinas são fundamentais para outras disciplinas do currículo, como as Físico-Química I e II, as quais possuem grande índice de reprovação, contribuindo assim para a evasão do Curso de Química. Buscando diminuir esta dificuldade, foi preparado e ministrado pelos monitores da Monitoria de Projetos, com acompanhamento de um docente da área de Físico-Química, um minicurso de Cálculo Aplicado à Química, para as turmas dos dois primeiros anos. Os alunos dessas turmas foram entrevistados, no início do minicurso e tiveram seu rendimento acompanhado. Foi observada uma considerável melhora no rendimento acadêmico destes alunos em relação a seu desempenho, comparado àqueles alunos que não participaram do curso. Dentre os discentes entrevistados, 85,71% declarou que seu aprendizado melhorara e a aplicabilidade do minicurso foi boa ou excelente. Conclui-se, portanto que para diminuir a evasão do Curso de Química é necessidade mais ações como minicursos de conteúdos básicos para o aprendizado de disciplinas com alto índice de reprovação. Os passos subsequentes visam à melhora da assiduidade, interesse e participação do aluno através de discussões, palestras e realização de outras atividades extracurriculares.pt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_dvsousa.pdf49,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.