Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42835
Tipo: | Resumo |
Título: | Estudos aplicados à diminuição da evasão acadêmica no curso de química bacharelado da UFC |
Autor(es): | Sousa, Dayane Vieira de Barbosa, Arthur Silva Bezerra, Lucas Fonseca Almeida, Maria Mozarina Beserra |
Palavras-chave: | Desempenho acadêmico;Evasão;Atividades Extracurriculares |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | SOUSA, Dayane Vieira de et al. Estudos aplicados à diminuição da evasão acadêmica no curso de química bacharelado da UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Resumo: | A evasão é um sério problema enfrentado por todas as universidades do país, trazendo consequências negativas não apenas ao meio acadêmico, mas também ao econômico e, devido a este fato, seu estudo está se tornando cada vez mais recorrente. Visando sua diminuição e melhora da qualidade de ensino de uma maneira geral, a Monitoria de Projetos do Curso de Química Bacharelado da Universidade Federal do Ceará vem analisando e discutindo as causas das desistências de seu corpo discente e propõe soluções para cada uma delas. Em um dos estudos, constatou-se que uma das maiores dificuldades enfrentadas no curso é a resolução de cálculos matemáticos, estudados nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral I e II. Os conhecimentos dos conteúdos dessas disciplinas são fundamentais para outras disciplinas do currículo, como as Físico-Química I e II, as quais possuem grande índice de reprovação, contribuindo assim para a evasão do Curso de Química. Buscando diminuir esta dificuldade, foi preparado e ministrado pelos monitores da Monitoria de Projetos, com acompanhamento de um docente da área de Físico-Química, um minicurso de Cálculo Aplicado à Química, para as turmas dos dois primeiros anos. Os alunos dessas turmas foram entrevistados, no início do minicurso e tiveram seu rendimento acompanhado. Foi observada uma considerável melhora no rendimento acadêmico destes alunos em relação a seu desempenho, comparado àqueles alunos que não participaram do curso. Dentre os discentes entrevistados, 85,71% declarou que seu aprendizado melhorara e a aplicabilidade do minicurso foi boa ou excelente. Conclui-se, portanto que para diminuir a evasão do Curso de Química é necessidade mais ações como minicursos de conteúdos básicos para o aprendizado de disciplinas com alto índice de reprovação. Os passos subsequentes visam à melhora da assiduidade, interesse e participação do aluno através de discussões, palestras e realização de outras atividades extracurriculares. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42835 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_dvsousa.pdf | 49,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.