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Tipo: Resumo
Título : Rodas de conversa como metodologia para a redução do índice de evasão. Visando assim um reforço ou a criação de um sentimento de pertença nos discentes
Autor : Almeida, David Nascimento de
Paiva, Karoliny Leandro de
Moreira, Caroline Rodrigues
Oliveira, Elaine Cristine Sousa de
Lima, Marcelo de Sousa
Viana Júnior, Mário Martins
Palabras clave : Evasão;História;Pertencimento
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Ceará
Citación : ALMEIDA, David Nascimento de; et al. Rodas de conversa como metodologia para a redução do índice de evasão. Visando assim um reforço ou a criação de um sentimento de pertença nos discentes. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumen en portugués brasileño: O índice de evasão das universidades vem crescendo consideravelmente após a implantação do sistema SISU/MEC. No curso de História/UFC, orbita em torno de 20% no segundo semestre. Frente essa problemática o projeto 'Rodas de Conversa em História’ tem o intuito de elaborar atividades visando a melhor adaptação e envolvimento dos discentes do curso de história. Através de abordagens dinâmicas venham a se diferenciar do ambiente da sala de aula. São exemplos dessas atividades: documentários, exposições, debates, rodas de conversa e oficinas. Ao longo do semestre de 2016.1 foi desenvolvido o ciclo de cine-debates com o tema “Mundo Árabe” e a construção e execução da Jornada Universitária pela Reforma Agrária. Através de filmes e documentários debatemos o conflito Israel e Palestina. Seguindo ainda a metodologia da experiência visual, contemplamos o trabalho fotográfico de Karine Garcez,Viagem à Palestina. Dando continuidade ao projeto, no segundo semestre, as rodas de conversa estão sendo pautadas pela questão indígena no Ceará. Nesse trabalho realizamos um conjunto de atividades, como rodas de conversa acompanhadas de exibição de documentário, palestra com profissionais e indígenas. Após a explanação sobre a importância da temática, realizaremos uma série de oficinas no Núcleo de Estudos sobre Memória e Conflitos Territoriais (COMTER), onde os discentes terão a oportunidade de acessar documentação referente as comunidades indígenas cearenses. No COMTER, desenvolverão os trabalhos de higienização, identificação e catalogação dos documentos. Esperamos assim contribuir para a redução desse crescente índice de evasão, alimentando um sentimento de pertencimento nos discentes.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42773
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

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