Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42773
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, David Nascimento de-
dc.contributor.authorPaiva, Karoliny Leandro de-
dc.contributor.authorMoreira, Caroline Rodrigues-
dc.contributor.authorOliveira, Elaine Cristine Sousa de-
dc.contributor.authorLima, Marcelo de Sousa-
dc.contributor.authorViana Júnior, Mário Martins-
dc.date.accessioned2019-06-17T15:33:41Z-
dc.date.available2019-06-17T15:33:41Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationALMEIDA, David Nascimento de; et al. Rodas de conversa como metodologia para a redução do índice de evasão. Visando assim um reforço ou a criação de um sentimento de pertença nos discentes. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42773-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectPertencimentopt_BR
dc.titleRodas de conversa como metodologia para a redução do índice de evasão. Visando assim um reforço ou a criação de um sentimento de pertença nos discentespt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO índice de evasão das universidades vem crescendo consideravelmente após a implantação do sistema SISU/MEC. No curso de História/UFC, orbita em torno de 20% no segundo semestre. Frente essa problemática o projeto 'Rodas de Conversa em História’ tem o intuito de elaborar atividades visando a melhor adaptação e envolvimento dos discentes do curso de história. Através de abordagens dinâmicas venham a se diferenciar do ambiente da sala de aula. São exemplos dessas atividades: documentários, exposições, debates, rodas de conversa e oficinas. Ao longo do semestre de 2016.1 foi desenvolvido o ciclo de cine-debates com o tema “Mundo Árabe” e a construção e execução da Jornada Universitária pela Reforma Agrária. Através de filmes e documentários debatemos o conflito Israel e Palestina. Seguindo ainda a metodologia da experiência visual, contemplamos o trabalho fotográfico de Karine Garcez,Viagem à Palestina. Dando continuidade ao projeto, no segundo semestre, as rodas de conversa estão sendo pautadas pela questão indígena no Ceará. Nesse trabalho realizamos um conjunto de atividades, como rodas de conversa acompanhadas de exibição de documentário, palestra com profissionais e indígenas. Após a explanação sobre a importância da temática, realizaremos uma série de oficinas no Núcleo de Estudos sobre Memória e Conflitos Territoriais (COMTER), onde os discentes terão a oportunidade de acessar documentação referente as comunidades indígenas cearenses. No COMTER, desenvolverão os trabalhos de higienização, identificação e catalogação dos documentos. Esperamos assim contribuir para a redução desse crescente índice de evasão, alimentando um sentimento de pertencimento nos discentes.pt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_dnalmeida.pdf50,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.