Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42769
Tipo: | Resumo |
Título : | Utilização do software matlab no ensino de probabilidade e estatística para engenharia |
Autor : | Calvacante, Danielle Baltazar Fernandes, Carlos Estevão Rolim |
Palabras clave : | Probabilidade e Estatística;Recursos computacionais;Simulação de Monte Carlo |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | CAVALCANTE, Danielle Baltazar; FERNANDES, Carlos Estevão Rolim. Utilização do software matlab no ensino de probabilidade e estatística para engenharia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Resumen en portugués brasileño: | A disciplina de Probabilidade e Estatística é ministrada durante o primeiro ano dos cursos de Engenharia do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará, contudo, sua ementa não abrange o ensino de softwares matemáticos, fundamentais na aplicação de técnicas estatísticas durante o processamento de um grande número de dados. Diante deste contexto, o presente trabalho tem por finalidade apresentar a metodologia utilizada na inserção do software MATLAB como ferramenta auxiliar à disciplina de Probabilidade e Estatística em uma turma do curso de Engenharia Química, durante o semestre 2016.1. Inicialmente, os alunos foram introduzidos à ferramenta de simulação recebendo aulas de laboratório, nas quais utilizou-se um material desenvolvido pela monitora em forma de slides, contendo as principais funções e aplicações do software. Em seguida, foi proposta uma lista de exercícios, onde os alunos utilizaram o conhecimento obtido durante as aulas teóricas para a realização de simulações de Monte Carlo, que consistem na repetição de testes com variáveis aleatórias um número suficientemente grande de vezes, com o intuito de se obter resultados próximos da realidade. Aqueles que apresentaram dificuldades na resolução dos exercícios contaram com o atendimento da bolsista e os alunos que concluíram a atividade tiveram a oportunidade de apresentar seus resultados oralmente para o professor, sendo esta atividade contabilizada como parte da avaliação da disciplina. Percebeu-se que o advento de recursos computacionais facilita o processo de ensino e aprendizagem de estatística, resultado este que ficou evidente no discurso dos alunos ao explicar os resultados obtidos de forma segura, demonstrando compreensão dos desdobramentos do conteúdo na aplicação prática. Pretende-se aplicar a metodologia durante o semestre letivo 2016.2 e utilizar softwares livres em oficinas futuras. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42769 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_dbcavalcante.pdf | 49,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.