Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42769
Type: Resumo
Title: Utilização do software matlab no ensino de probabilidade e estatística para engenharia
Authors: Calvacante, Danielle Baltazar
Fernandes, Carlos Estevão Rolim
Keywords: Probabilidade e Estatística;Recursos computacionais;Simulação de Monte Carlo
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: CAVALCANTE, Danielle Baltazar; FERNANDES, Carlos Estevão Rolim. Utilização do software matlab no ensino de probabilidade e estatística para engenharia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Abstract in Brazilian Portuguese: A disciplina de Probabilidade e Estatística é ministrada durante o primeiro ano dos cursos de Engenharia do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará, contudo, sua ementa não abrange o ensino de softwares matemáticos, fundamentais na aplicação de técnicas estatísticas durante o processamento de um grande número de dados. Diante deste contexto, o presente trabalho tem por finalidade apresentar a metodologia utilizada na inserção do software MATLAB como ferramenta auxiliar à disciplina de Probabilidade e Estatística em uma turma do curso de Engenharia Química, durante o semestre 2016.1. Inicialmente, os alunos foram introduzidos à ferramenta de simulação recebendo aulas de laboratório, nas quais utilizou-se um material desenvolvido pela monitora em forma de slides, contendo as principais funções e aplicações do software. Em seguida, foi proposta uma lista de exercícios, onde os alunos utilizaram o conhecimento obtido durante as aulas teóricas para a realização de simulações de Monte Carlo, que consistem na repetição de testes com variáveis aleatórias um número suficientemente grande de vezes, com o intuito de se obter resultados próximos da realidade. Aqueles que apresentaram dificuldades na resolução dos exercícios contaram com o atendimento da bolsista e os alunos que concluíram a atividade tiveram a oportunidade de apresentar seus resultados oralmente para o professor, sendo esta atividade contabilizada como parte da avaliação da disciplina. Percebeu-se que o advento de recursos computacionais facilita o processo de ensino e aprendizagem de estatística, resultado este que ficou evidente no discurso dos alunos ao explicar os resultados obtidos de forma segura, demonstrando compreensão dos desdobramentos do conteúdo na aplicação prática. Pretende-se aplicar a metodologia durante o semestre letivo 2016.2 e utilizar softwares livres em oficinas futuras.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42769
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_dbcavalcante.pdf49,91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.