Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42766
Tipo: | Resumo |
Título : | Leitura sem usura: ensino interativo de literatura brasileira |
Autor : | Silva, Cassio Vasconcelos e Jesus, Suene Honorato de |
Palabras clave : | Ensino de Literatura;História de Literatura;Literatura Brasileira |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | SILVA, Cassio Vasconcelos e; JESUS, Suene Honorato de. Leitura sem usura: ensino interativo de literatura brasileira. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Resumen en portugués brasileño: | Ezra Pound, em seu ABC of Reading, fornece-nos uma curiosa iniciação à Literatura, da qual podemos etrair uma metodologia de ensino. Tomando o objeto como ponto de partida, ou seja, a própria peça literária, essa abordagem solicita do estudante de literatura uma postura ativa: é necessário intervir no material disponível; em outras palavras, reorganizar a Tradição. Desse modo, trabalham-se aspectos externos e internos do fenômeno literário, possibilitando tanto a leitura cerrada e ergocêntrica como a contextualização e recontextualização da obra. Aliar História e Estética: um antigo programa do Idealismo Alemão e igualmente um desafio à crítica e historiografia literária contemporânea. Esse trabalho procura apresentar a aplicação didática dessa perspectiva por meio de uma nova proposta avaliativa: o aluno de História da Literatura escreveria um texto criativo tomando motivos e obras literárias como matéria. Esperamos, por meio dessa proposta de intervenção criativa, estimular a articulação dos conteúdos abordados na disciplina. Assim, apresentaremos nossa experiência de aplicação desse método, realizada nos períodos de 2015, na disciplina de Literatura Brasileira I, por meio de consultas individuais e coletivas, assim como do blog Leitura sem Usura. Assim, estabeleceu-se igualmente trabalhos de atendimento a distância e presenciais. Por fim, procuramos, em nosso trabalho, aplicar o duplo papel, o didático e o teórico, concernente aos estudos literários. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42766 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_cvsilva.pdf | 48,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.