Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42766
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Cassio Vasconcelos e-
dc.contributor.authorJesus, Suene Honorato de-
dc.date.accessioned2019-06-17T15:07:12Z-
dc.date.available2019-06-17T15:07:12Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, Cassio Vasconcelos e; JESUS, Suene Honorato de. Leitura sem usura: ensino interativo de literatura brasileira. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42766-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Literaturapt_BR
dc.subjectHistória de Literaturapt_BR
dc.subjectLiteratura Brasileirapt_BR
dc.titleLeitura sem usura: ensino interativo de literatura brasileirapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEzra Pound, em seu ABC of Reading, fornece-nos uma curiosa iniciação à Literatura, da qual podemos etrair uma metodologia de ensino. Tomando o objeto como ponto de partida, ou seja, a própria peça literária, essa abordagem solicita do estudante de literatura uma postura ativa: é necessário intervir no material disponível; em outras palavras, reorganizar a Tradição. Desse modo, trabalham-se aspectos externos e internos do fenômeno literário, possibilitando tanto a leitura cerrada e ergocêntrica como a contextualização e recontextualização da obra. Aliar História e Estética: um antigo programa do Idealismo Alemão e igualmente um desafio à crítica e historiografia literária contemporânea. Esse trabalho procura apresentar a aplicação didática dessa perspectiva por meio de uma nova proposta avaliativa: o aluno de História da Literatura escreveria um texto criativo tomando motivos e obras literárias como matéria. Esperamos, por meio dessa proposta de intervenção criativa, estimular a articulação dos conteúdos abordados na disciplina. Assim, apresentaremos nossa experiência de aplicação desse método, realizada nos períodos de 2015, na disciplina de Literatura Brasileira I, por meio de consultas individuais e coletivas, assim como do blog Leitura sem Usura. Assim, estabeleceu-se igualmente trabalhos de atendimento a distância e presenciais. Por fim, procuramos, em nosso trabalho, aplicar o duplo papel, o didático e o teórico, concernente aos estudos literários.pt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_cvsilva.pdf48,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.