Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42710
Type: | Resumo |
Title: | Cálculo fundamental: um estudo de caso no ambiente solar |
Authors: | Furtado Júnior, Cícero Oberlando de Pinho Brandão, Jorge Carvalho |
Keywords: | Ensino;Virtual;Solar |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal do Ceará |
Citation: | FURTADO JÚNIOR, Cícero Oberlando de Pinho; BRANDÃO, Jorge Carvalho. Cálculo fundamental: um estudo de caso no ambiente solar. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O Solar é uma plataforma virtual criada para alunos e professores da UFC com o intuito de aproveitar os avanços da Internet como uma ferramenta a mais de aprendizado para o discente. Pensando nisso, baseado em uma plataforma anterior chamada Sócrates, esse ambiente foi concebido, permitindo que mesmo a distância, o aluno possa manter-se ativo no seu curso. Como objetivo destaca-se integrar a educação à distância na graduação em engenharia a fim de diminuir a evasão do curso. A metodologia consistiu no uso do ambiente Solar como plataforma virtual de ensino e acompanhou-se a participação dos alunos no ambiente, no que diz respeito à entrega de trabalhos, desenvolvimento de atividades e participação no fórum. Como resultados, destaca-se que a procura ainda foi um tanto baixa, sendo a interação de apenas alguns alunos constante. Ainda é possível destacar que, dependendo do conteúdo exposto, a participação varia muito, havendo fóruns com oito postagens até fóruns com 30. Além do tipo de material trabalhado, outro fator que atraiu mais os discentes é a participação ativa do professor levantando questionamentos que interessassem aos estudantes. Como conclusões, mesmo que parciais, indica-se que foi possível concluir que a utilização do ambiente virtual ainda é estranha aos alunos que não o utilizam de forma ampla a fim de complementar seu estudo. Ainda é possível concluir que o nível de dificuldade do conteúdo exposto influencia bastante, uma vez que conteúdos mais complicados geram mais dúvidas que precisam ser sanadas. Ainda é possível concluir que a participação do professor foi de suma importância para instigar os alunos a utilizarem essa ferramenta através de perguntas pertinentes ao curso que cobravam desde assuntos básicos até questionamentos que pediam uma maturidade maior do aluno. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42710 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_copfjunior.pdf | 48,58 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.