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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFurtado Júnior, Cícero Oberlando de Pinho-
dc.contributor.authorBrandão, Jorge Carvalho-
dc.date.accessioned2019-06-14T19:53:27Z-
dc.date.available2019-06-14T19:53:27Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationFURTADO JÚNIOR, Cícero Oberlando de Pinho; BRANDÃO, Jorge Carvalho. Cálculo fundamental: um estudo de caso no ambiente solar. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42710-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectVirtualpt_BR
dc.subjectSolarpt_BR
dc.titleCálculo fundamental: um estudo de caso no ambiente solarpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Solar é uma plataforma virtual criada para alunos e professores da UFC com o intuito de aproveitar os avanços da Internet como uma ferramenta a mais de aprendizado para o discente. Pensando nisso, baseado em uma plataforma anterior chamada Sócrates, esse ambiente foi concebido, permitindo que mesmo a distância, o aluno possa manter-se ativo no seu curso. Como objetivo destaca-se integrar a educação à distância na graduação em engenharia a fim de diminuir a evasão do curso. A metodologia consistiu no uso do ambiente Solar como plataforma virtual de ensino e acompanhou-se a participação dos alunos no ambiente, no que diz respeito à entrega de trabalhos, desenvolvimento de atividades e participação no fórum. Como resultados, destaca-se que a procura ainda foi um tanto baixa, sendo a interação de apenas alguns alunos constante. Ainda é possível destacar que, dependendo do conteúdo exposto, a participação varia muito, havendo fóruns com oito postagens até fóruns com 30. Além do tipo de material trabalhado, outro fator que atraiu mais os discentes é a participação ativa do professor levantando questionamentos que interessassem aos estudantes. Como conclusões, mesmo que parciais, indica-se que foi possível concluir que a utilização do ambiente virtual ainda é estranha aos alunos que não o utilizam de forma ampla a fim de complementar seu estudo. Ainda é possível concluir que o nível de dificuldade do conteúdo exposto influencia bastante, uma vez que conteúdos mais complicados geram mais dúvidas que precisam ser sanadas. Ainda é possível concluir que a participação do professor foi de suma importância para instigar os alunos a utilizarem essa ferramenta através de perguntas pertinentes ao curso que cobravam desde assuntos básicos até questionamentos que pediam uma maturidade maior do aluno.pt_BR
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

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