Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42710
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Furtado Júnior, Cícero Oberlando de Pinho | - |
dc.contributor.author | Brandão, Jorge Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-14T19:53:27Z | - |
dc.date.available | 2019-06-14T19:53:27Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | FURTADO JÚNIOR, Cícero Oberlando de Pinho; BRANDÃO, Jorge Carvalho. Cálculo fundamental: um estudo de caso no ambiente solar. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42710 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Virtual | pt_BR |
dc.subject | Solar | pt_BR |
dc.title | Cálculo fundamental: um estudo de caso no ambiente solar | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O Solar é uma plataforma virtual criada para alunos e professores da UFC com o intuito de aproveitar os avanços da Internet como uma ferramenta a mais de aprendizado para o discente. Pensando nisso, baseado em uma plataforma anterior chamada Sócrates, esse ambiente foi concebido, permitindo que mesmo a distância, o aluno possa manter-se ativo no seu curso. Como objetivo destaca-se integrar a educação à distância na graduação em engenharia a fim de diminuir a evasão do curso. A metodologia consistiu no uso do ambiente Solar como plataforma virtual de ensino e acompanhou-se a participação dos alunos no ambiente, no que diz respeito à entrega de trabalhos, desenvolvimento de atividades e participação no fórum. Como resultados, destaca-se que a procura ainda foi um tanto baixa, sendo a interação de apenas alguns alunos constante. Ainda é possível destacar que, dependendo do conteúdo exposto, a participação varia muito, havendo fóruns com oito postagens até fóruns com 30. Além do tipo de material trabalhado, outro fator que atraiu mais os discentes é a participação ativa do professor levantando questionamentos que interessassem aos estudantes. Como conclusões, mesmo que parciais, indica-se que foi possível concluir que a utilização do ambiente virtual ainda é estranha aos alunos que não o utilizam de forma ampla a fim de complementar seu estudo. Ainda é possível concluir que o nível de dificuldade do conteúdo exposto influencia bastante, uma vez que conteúdos mais complicados geram mais dúvidas que precisam ser sanadas. Ainda é possível concluir que a participação do professor foi de suma importância para instigar os alunos a utilizarem essa ferramenta através de perguntas pertinentes ao curso que cobravam desde assuntos básicos até questionamentos que pediam uma maturidade maior do aluno. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_copfjunior.pdf | 48,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.