Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42677
Type: | Resumo |
Title: | Fan page da biblioteca-laboratório do Curso de Biblioteconomia como canal de informação |
Authors: | Mendes, Luciana Marçal Silva, Thays Pereira da Farias, Maria Giovanna Guedes |
Keywords: | Biblioteca-serviços;Biblioteca-Laboratório;FanPage-Biblioteca |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal do Ceará |
Citation: | MENDES, Luciana Marçal; SILVA, Thays Pereira da; FARIAS, Maria Giovanna Guedes. Fan page da biblioteca-laboratório do curso de biblioteconomia como canal de informação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9). |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Trata-se de relato de experiência da criação de uma fanpage na rede social Facebook para a biblioteca-laboratório do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), resultado de uma atividade da disciplina de Serviços de Informação. O objetivo é possibilitar mais um canal de contato com os usuários (alunos de Biblioteconomia), visando promover visibilidade a biblioteca, além de apresentar os serviços ofertados, quais sejam: disponibilização de visitas guiadas para a familiarização dos alunos com o curso e com os principais teóricos da área, criação de oficinas referentes as temáticas técnicas do curso, a disponibilização do espaço para a realização de palestras, sendo que todas as atividades serão desenvolvidas por alunos do curso sob a supervisão de um professor. A justificativa para criação deste canal de comunicação com os usuários, se deu pensando-se na demanda informacional que o bibliotecário lida enquanto profissional mediador da informação, por isso se faz necessária que a correta disseminação dos serviços por ele prestados chegue a sociedade de forma rápida e precisa. Esta rede social foi escolhida pela popularidade entre os discentes do curso, os quais já utilizam grupos para interação com professores e disciplinas. Percebe-se a fanpage como uma ferramenta de estratégia para conhecer os anseios trazidos pelos usuários. O resultado desta experiência surge com a divulgação dos serviços e eventos da biblioteca, e espera-se que as informações coletadas sirvam para impulsionar o crescimento acadêmico dos alunos, e auxiliar os professores no tocante às orientações a serem repassadas ao corpo discente. Conclui-se que esta atividade desenvolvida durante a disciplina Serviços de Informação, promoveu uma oportunidade para as criadoras da fanpage, colocarem em prática a teoria absolvida durante a disciplina, bem como para exercitarem as competências profissionais ainda enquanto discentes, preparando-as para o mercado de trabalho. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42677 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | EEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_lmmendes.pdf | 49,55 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.