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Tipo: Resumo
Título : Avaliação de logobooks para melhoras aprendizagem no internato médico
Autor : Silveira, Camila Maria de Araújo
Coelho, Raquel Autran
Ikeda, Milena Sayuri Saraiva
Freesz, Melina Masini
Medeiros, Francisco das Chagas
Palabras clave : Avaliação educacional;Competência profissional;Estudantes de medicina
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Ceará
Citación : SILVEIRA, Camila Maria de Araújo; et al. Avaliação de logobooks para melhoras aprendizagem no internato médico. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumen en portugués brasileño: INTRODUÇÃO: O uso de logbook permite que estudantes documentem suas experiências clínicas durante determinado período de tempo, proporcionando dados quantificáveis. Essa ferramenta permite avaliar não apenas o desempenho do aluno, mas também se necessidades curriculares estão sendo supridas. OBJETIVOS: Avaliar o desempenho acadêmico e os objetivos de aprendizagem de estágio Internato em Ginecologia e Obstetrícia (GO) por meio da quantificação de procedimentos realizados. MÉTODOS: Alunos do internato em GO fizeram registros pessoais de seu desempenho durante o estágio de quatro meses de duração, descrevendo: número de admissões em enfermaria, exames ginecológicos e obstétricos realizados, partos e cirurgias em geral assistidos. Uma planilha foi entregue no começo do estágio, sendo devidamente discutida sua forma de preenchimento, com orientação para entregar ao final do período. RESULTADOS: 49 estudantes dentre 68 preencheram seus respectivos logbooks no prazo solicitado. Apresentaram uma média de 13,3 admissões em enfermaria por estagiário, com realização de anamnese e exame físico. Verificou-se 13,3 exames ginecológicos e 39,6 exames obstétricos, observando-se maior exposição a exames físicos obstétricos em comparação aos ginecológicos, provavelmente por tratar-se de Maternidade Escola de referência no estado e pela maior praticidade das primeiras exposições. Observou-se 5,5 assistências prestadas ao parto por aluno, variando de 5 a 18. O instrumento foi revisto visando maior clareza nas informações solicitadas. CONCLUSÕES: A avaliação dos registros quantitativos mostrou variação ampla entre os estagiários, gerando a necessidade de estratégias motivadoras, como preenchimento online e devolução mensal em vez de ao final do estágio. Os resultados serão comparados com a performance clínica dos estudantes na próxima rotação de alunos.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42592
Derechos de acceso: Acesso Aberto
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