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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42592
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silveira, Camila Maria de Araújo | - |
dc.contributor.author | Coelho, Raquel Autran | - |
dc.contributor.author | Ikeda, Milena Sayuri Saraiva | - |
dc.contributor.author | Freesz, Melina Masini | - |
dc.contributor.author | Medeiros, Francisco das Chagas | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-11T12:42:56Z | - |
dc.date.available | 2019-06-11T12:42:56Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, Camila Maria de Araújo; et al. Avaliação de logobooks para melhoras aprendizagem no internato médico. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42592 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | Competência profissional | pt_BR |
dc.subject | Estudantes de medicina | pt_BR |
dc.title | Avaliação de logobooks para melhoras aprendizagem no internato médico | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | INTRODUÇÃO: O uso de logbook permite que estudantes documentem suas experiências clínicas durante determinado período de tempo, proporcionando dados quantificáveis. Essa ferramenta permite avaliar não apenas o desempenho do aluno, mas também se necessidades curriculares estão sendo supridas. OBJETIVOS: Avaliar o desempenho acadêmico e os objetivos de aprendizagem de estágio Internato em Ginecologia e Obstetrícia (GO) por meio da quantificação de procedimentos realizados. MÉTODOS: Alunos do internato em GO fizeram registros pessoais de seu desempenho durante o estágio de quatro meses de duração, descrevendo: número de admissões em enfermaria, exames ginecológicos e obstétricos realizados, partos e cirurgias em geral assistidos. Uma planilha foi entregue no começo do estágio, sendo devidamente discutida sua forma de preenchimento, com orientação para entregar ao final do período. RESULTADOS: 49 estudantes dentre 68 preencheram seus respectivos logbooks no prazo solicitado. Apresentaram uma média de 13,3 admissões em enfermaria por estagiário, com realização de anamnese e exame físico. Verificou-se 13,3 exames ginecológicos e 39,6 exames obstétricos, observando-se maior exposição a exames físicos obstétricos em comparação aos ginecológicos, provavelmente por tratar-se de Maternidade Escola de referência no estado e pela maior praticidade das primeiras exposições. Observou-se 5,5 assistências prestadas ao parto por aluno, variando de 5 a 18. O instrumento foi revisto visando maior clareza nas informações solicitadas. CONCLUSÕES: A avaliação dos registros quantitativos mostrou variação ampla entre os estagiários, gerando a necessidade de estratégias motivadoras, como preenchimento online e devolução mensal em vez de ao final do estágio. Os resultados serão comparados com a performance clínica dos estudantes na próxima rotação de alunos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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