Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42561
Type: Resumo
Title: Como a revisão textual no estilo ENEM na plataforma do projeto letras solidária contribui para o ingresso de estudantes na universidade
Authors: Vitalino, Gabriela da Silva
Andrade Neto, Manoel
Keywords: Revisão;Letras Solidárias;Universidade
Issue Date: 2016
Citation: VITALINO, Gabriela da Silva; ANDRADE NETO, Manoel. Como a revisão textual no estilo ENEM na plataforma do projeto letras solidária contribui para o ingresso de estudantes na universidade. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho se propõe refletir como a produção de redações estilo ENEM está contribuindo para que os estudantes de Ensino Médio, das escolas públicas, estejam aptos a desenvolver suas capacidades de escrita e, assim, ingressarem em uma universidade. Para que esses estudantes escrevam e recebam feedbacks dos seus textos, o Projeto Letras Solidárias promove encontros com universitários na metodologia da Aprendizagem Cooperativa e com discussões sobre as competências avaliadas na redação do Enem. O objetivo das reuniões é que os revisores desenvolvam habilidades para corrigir essas redações, não só identificando os erros, mas estimulando os estudantes, fazendo com que se sintam confortáveis para continuar tentando melhorar seu texto. As redações escritas pelos estudantes que fazem parte do projeto são corrigidas através de uma plataforma online, na qual cada estudante e revisor tem uma conta. Espera-se que com esse trabalho de revisão, um maior número de jovens da escola pública ingressando na universidade, mas não só isso, que eles aprendam a se expressar de forma escrita e a opinar em certas questões, afastando qualquer tipo de alienação. Essa troca de experiências entre os revisores - e entre os alunos - e o contato com a metodologia têm trazido esperança para os estudantes e um novo olhar para o sistema educacional para os revisores, pois há a proposta de que uma pessoa depende da outra para ampliar seus horizontes e que cada indivíduo, como ser pensante, tem algo a ensinar.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42561
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_gsvitalino.pdf48,43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.