Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42561
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVitalino, Gabriela da Silva-
dc.contributor.authorAndrade Neto, Manoel-
dc.date.accessioned2019-06-07T18:45:54Z-
dc.date.available2019-06-07T18:45:54Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationVITALINO, Gabriela da Silva; ANDRADE NETO, Manoel. Como a revisão textual no estilo ENEM na plataforma do projeto letras solidária contribui para o ingresso de estudantes na universidade. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42561-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRevisãopt_BR
dc.subjectLetras Solidáriaspt_BR
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.titleComo a revisão textual no estilo ENEM na plataforma do projeto letras solidária contribui para o ingresso de estudantes na universidadept_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho se propõe refletir como a produção de redações estilo ENEM está contribuindo para que os estudantes de Ensino Médio, das escolas públicas, estejam aptos a desenvolver suas capacidades de escrita e, assim, ingressarem em uma universidade. Para que esses estudantes escrevam e recebam feedbacks dos seus textos, o Projeto Letras Solidárias promove encontros com universitários na metodologia da Aprendizagem Cooperativa e com discussões sobre as competências avaliadas na redação do Enem. O objetivo das reuniões é que os revisores desenvolvam habilidades para corrigir essas redações, não só identificando os erros, mas estimulando os estudantes, fazendo com que se sintam confortáveis para continuar tentando melhorar seu texto. As redações escritas pelos estudantes que fazem parte do projeto são corrigidas através de uma plataforma online, na qual cada estudante e revisor tem uma conta. Espera-se que com esse trabalho de revisão, um maior número de jovens da escola pública ingressando na universidade, mas não só isso, que eles aprendam a se expressar de forma escrita e a opinar em certas questões, afastando qualquer tipo de alienação. Essa troca de experiências entre os revisores - e entre os alunos - e o contato com a metodologia têm trazido esperança para os estudantes e um novo olhar para o sistema educacional para os revisores, pois há a proposta de que uma pessoa depende da outra para ampliar seus horizontes e que cada indivíduo, como ser pensante, tem algo a ensinar.pt_BR
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_gsvitalino.pdf48,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.