Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42545
Type: | Resumo |
Title: | Aprendizagem cooperativa no projeto cavaleiros do futuro: análise do desempenho escolar a partir desta metodologia |
Authors: | Rodrigues, Fernanda Bravo Sales, Thomás Ribeiro de Alves, Vanessa Cavalcante Maia Bustamante Junior, Juan de Dios |
Keywords: | Rendimento escolar;Aprendizagem cooperativa;Hipismo |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | RODRIGUES, Fernanda Bravo et al. Aprendizagem cooperativa no projeto cavaleiros do futuro: análise do desempenho escolar a partir desta metodologia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Dada a individualidade presente nas relações interpessoais - prejudiciais ao rendimento coletivo - ocorre cada vez mais o emprego de métodos que busquem amenizar essa problemática. Dentre eles, pode-se citar a Aprendizagem Cooperativa (que incentiva o relacionamento e a interação em grupo). Diante disso, o presente artigo realiza um estudo analítico a respeito desse tipo de aprendizagem em consonância com o aumento do desempenho escolar do grupo alvo, Cavaleiros do Futuro, no qual faz uso da equitação (prática desportiva com a utilização de cavalos) em uma dinamização com ferramentas lúdicas com a intenção de ressocializar jovens de áreas periféricas à cavalaria militar, sobretudo do bairro Messejana. Tem-se, por objetivo, verificar a eficácia da aprendizagem cooperativa na influência do rendimento deste grupo - notas - no âmbito escolar. Para tal, utilizou-se o método indutivo (sendo necessária a presença dos pesquisadores para coleta das informações), a abordagem quantitativa - que se adapta a esse tema pela verificação do aumento das notas serem registradas numericamente -, e o instrumento de pesquisa questionário, pois esse oferece mais dados a serem analisados para que se chegue a resultados esclarecedores. Verificou-se, pois, um aumento relevante das notas dos alunos através do uso da aprendizagem cooperativa, uma vez que suas notas foram satisfatórias em relação a quando chegaram ao projeto. Portanto, concluiu-se que a utilização da aprendizagem cooperativa pôde influenciar diretamente na ascensão dos rendimentos escolares dos alunos que compõem o programa. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42545 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_fbrodrigues.pdf | 47,85 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.