Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42545
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Fernanda Bravo-
dc.contributor.authorSales, Thomás Ribeiro de-
dc.contributor.authorAlves, Vanessa Cavalcante Maia-
dc.contributor.authorBustamante Junior, Juan de Dios-
dc.date.accessioned2019-06-07T17:12:22Z-
dc.date.available2019-06-07T17:12:22Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Fernanda Bravo et al. Aprendizagem cooperativa no projeto cavaleiros do futuro: análise do desempenho escolar a partir desta metodologia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42545-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRendimento escolarpt_BR
dc.subjectAprendizagem cooperativapt_BR
dc.subjectHipismopt_BR
dc.titleAprendizagem cooperativa no projeto cavaleiros do futuro: análise do desempenho escolar a partir desta metodologiapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrDada a individualidade presente nas relações interpessoais - prejudiciais ao rendimento coletivo - ocorre cada vez mais o emprego de métodos que busquem amenizar essa problemática. Dentre eles, pode-se citar a Aprendizagem Cooperativa (que incentiva o relacionamento e a interação em grupo). Diante disso, o presente artigo realiza um estudo analítico a respeito desse tipo de aprendizagem em consonância com o aumento do desempenho escolar do grupo alvo, Cavaleiros do Futuro, no qual faz uso da equitação (prática desportiva com a utilização de cavalos) em uma dinamização com ferramentas lúdicas com a intenção de ressocializar jovens de áreas periféricas à cavalaria militar, sobretudo do bairro Messejana. Tem-se, por objetivo, verificar a eficácia da aprendizagem cooperativa na influência do rendimento deste grupo - notas - no âmbito escolar. Para tal, utilizou-se o método indutivo (sendo necessária a presença dos pesquisadores para coleta das informações), a abordagem quantitativa - que se adapta a esse tema pela verificação do aumento das notas serem registradas numericamente -, e o instrumento de pesquisa questionário, pois esse oferece mais dados a serem analisados para que se chegue a resultados esclarecedores. Verificou-se, pois, um aumento relevante das notas dos alunos através do uso da aprendizagem cooperativa, uma vez que suas notas foram satisfatórias em relação a quando chegaram ao projeto. Portanto, concluiu-se que a utilização da aprendizagem cooperativa pôde influenciar diretamente na ascensão dos rendimentos escolares dos alunos que compõem o programa.pt_BR
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_fbrodrigues.pdf47,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.