Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42545
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues, Fernanda Bravo | - |
dc.contributor.author | Sales, Thomás Ribeiro de | - |
dc.contributor.author | Alves, Vanessa Cavalcante Maia | - |
dc.contributor.author | Bustamante Junior, Juan de Dios | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-07T17:12:22Z | - |
dc.date.available | 2019-06-07T17:12:22Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Fernanda Bravo et al. Aprendizagem cooperativa no projeto cavaleiros do futuro: análise do desempenho escolar a partir desta metodologia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42545 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Rendimento escolar | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem cooperativa | pt_BR |
dc.subject | Hipismo | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem cooperativa no projeto cavaleiros do futuro: análise do desempenho escolar a partir desta metodologia | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Dada a individualidade presente nas relações interpessoais - prejudiciais ao rendimento coletivo - ocorre cada vez mais o emprego de métodos que busquem amenizar essa problemática. Dentre eles, pode-se citar a Aprendizagem Cooperativa (que incentiva o relacionamento e a interação em grupo). Diante disso, o presente artigo realiza um estudo analítico a respeito desse tipo de aprendizagem em consonância com o aumento do desempenho escolar do grupo alvo, Cavaleiros do Futuro, no qual faz uso da equitação (prática desportiva com a utilização de cavalos) em uma dinamização com ferramentas lúdicas com a intenção de ressocializar jovens de áreas periféricas à cavalaria militar, sobretudo do bairro Messejana. Tem-se, por objetivo, verificar a eficácia da aprendizagem cooperativa na influência do rendimento deste grupo - notas - no âmbito escolar. Para tal, utilizou-se o método indutivo (sendo necessária a presença dos pesquisadores para coleta das informações), a abordagem quantitativa - que se adapta a esse tema pela verificação do aumento das notas serem registradas numericamente -, e o instrumento de pesquisa questionário, pois esse oferece mais dados a serem analisados para que se chegue a resultados esclarecedores. Verificou-se, pois, um aumento relevante das notas dos alunos através do uso da aprendizagem cooperativa, uma vez que suas notas foram satisfatórias em relação a quando chegaram ao projeto. Portanto, concluiu-se que a utilização da aprendizagem cooperativa pôde influenciar diretamente na ascensão dos rendimentos escolares dos alunos que compõem o programa. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_fbrodrigues.pdf | 47,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.