Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42541
Tipo: | Dissertação |
Título : | Plantas medicinais como recurso didático no ensino de química orgânica |
Título en inglés: | Medicinal plants as didactic resource in the teaching of organic chemistry |
Autor : | Maia, Zaíde Cunha |
Tutor: | Silva, Maria Goretti de Vasconcelos |
Palabras clave : | Química-Estudo e ensino;Plantas medicinais;Aprendizagem significativa |
Fecha de publicación : | jun-2019 |
Citación : | MAIA, Zaíde Cunha . Plantas medicinais como recurso didático no ensino de química orgânica. 2019. 66 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019 |
Resumen en portugués brasileño: | A pesquisa ora apresentada traz a temática inter e transdisciplinar “Plantas medicinais” na forma de uma proposta contextualizada, visando contribuir para a aprendizagem significativa no ensino de Química Orgânica, bem como à formação integral do estudante, e não somente, para o desenvolvimento cognitivo. O estudo foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) da cidade de Sobral- CE, tendo como público alvo, estudantes do curso Tecnologia de Alimentos. Fez-se uso de atividades complementares e experimentais, na forma de aula de campo e oficinas que foram oferecidas aos alunos, em busca do aprendizado de forma significativa. Foi proposto aos discentes participantes, a busca de informações relacionadas com a biodiversidade, os saberes populares da cultura local e o conteúdo de Química Orgânica visto nas aulas expositivas tradicionais. Para a realização desta pesquisa, optou-se por um estudo de investigação qualitativa. O método de abordagem experimental foi definido como procedimento. As análises foram feitas mediante comparação entre os testes de conhecimentos iniciais e finais dos discentes. Este trabalho confirma que a temática “Plantas medicinais”, pode sim, ser aplicada com sucesso, como abordagem alternativa no ensino de Química, pois se mostrou eficiente para amenizar os obstáculos manifestados no tocante à compreensão de fórmulas, e no reconhecimento de grupos funcionais, alcançando resultados que permitiram aos alunos a construção do conhecimento com uma aprendizagem significativa através de vivências práticas. Além disso, este trabalho permitiu contextualizar o ensino de Química Orgânica a partir de experiências de vida que foram além dos limites físicos da sala de aula e culminou com relevantes informações compiladas no produto educacional intitulado "Cartilha de plantas medicinais: sabedoria popular e conhecimento científico para o ensino das funções orgânicas”. |
Abstract: | The research presented here brings the inter and transdisciplinary theme "Medicinal Plants" in the form of a contextualized proposal, aiming to contribute to the significant learning in the teaching of Organic Chemistry, as well as to the integral formation of the student, and not only, for the cognitive development. The study was carried out at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará (IFCE) in the city of Sobral-CE, with students of the Food Technology course. We used complementary and experimental activities, in the form of field lessons and workshops that were offered to the students, in search of learning in a meaningful way. It was proposed to the participating students, the search for information related to biodiversity, popular knowledge of local culture and the content of Organic Chemistry seen in traditional lectures. For the accomplishment of this research, we opted for a qualitative research study. The experimental approach was defined as a procedure. The analyzes were made by comparing the students' initial and final knowledge tests. This work confirms that the theme "Medicinal Plants" can be applied successfully as didactic resource in the teaching of Chemistry, especially Organic Chemistry. The didactic resource used proved to be efficient to alleviate the obstacles manifested in the understanding of formulas, and in the recognition of functional groups, achieving results that allowed the students to construct the knowledge with a meaningful learning through practical experiences. In addition, this work allowed contextualizing the teaching of Organic Chemistry from life experiences that went beyond the physical limits of the classroom and culminated in relevant information compiled in the educational product entitled " Cartilha de plantas medicinais: sabedoria popular e conhecimento científico para o ensino das funções orgânicas.” |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42541 |
Aparece en las colecciones: | ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_pe_zcmaia.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
2019_dis_zcmaia.pdf | 943,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.