Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/4251
Type: Dissertação
Title: A comunidade de blogs myopera como ambiente virtual de aprendizagem para ensinar química no ensino médio: um estudo de caso
Title in English: The blogging community MyOpera as a virtual learning environment to teach chemistry in high school: a case study
Authors: Silva, Clauton Moreira da
Advisor: Lopes, Gisele Simone
Keywords: Química - Estudo e ensino;Blogs
Issue Date: 2012
Citation: SILVA, Clauton Moreira da. A comunidade de blogs myopera como ambiente virtual de aprendizagem para ensinar química no ensino médio: um estudo de caso. 2012. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho tem o objetivo de avaliar os processos de produção e aplicação de ambientes virtuais de aprendizagem da comunidade de blogs MyOpera no ensino de Química para alunos do Ensino Médio, bem como discutir seus resultados. O problema desta pesquisa salienta a figura do professor, sua interação com a cibercultura e sua metodologia de ensino, e apresenta-se da seguinte forma: de que maneira professores de Química podem utilizar a comunidade de blogs MyOpera como ambiente virtual de aprendizagem para ensinar Química no Ensino Médio? O ensino de Química nestes ambientes virtuais foi o foco desta pesquisa. Neste contexto, foi analisado o comportamento da escola nestes tempos pós-modernos, sob a ótica de Giroux, e como os professores de Ciências e, particularmente os de Química, ainda não conseguiram se desvencilhar do ensino baseado no senso comum tradicional indutivo-positivista conforme Maldaner, Carvalho e Gil-Perez sugerem. Foi estudada, ainda, a cultura digital que apareceu com o computador e que se tornou a “mídia das mídias” nos textos de Santaella e Lèvy. Discutimos também como as novas tecnologias da informação e comunicação (NTICs) podem ser utilizadas na sala de aula, dentro do padrão construcionista abordado na leitura de Valente. Baseando-se em Prado e Valente, discutiu-se como se dá a participação do professor no construcionismo. Na pesquisa de campo, o estudo levou em consideração o conceito de design de interação de Preece et al., definindo blogosfera à luz de Recuero, Barbosa e Granado e Lara, e também o conceito de ambiente virtual de aprendizagem, na leitura de Santos e Okada, justificando a construção de ambientes virtuais de aprendizagem na comunidade de blogs MyOpera. A pesquisa de campo levantou dados através de questionários e entrevistas aplicados a dois professores responsáveis pelo ensino de Química em um colégio militar situado em Fortaleza, e a um grupo de 24 alunos de uma turma do 2° ano do Ensino Médio desta instituição. As entrevistas foram analisadas pelo método de Análise de Conteúdo de Bardin e, ao final, aproximaram-nos do objetivo de analisar qual a influência de um ambiente virtual de aprendizagem produzido em uma blogosfera, sobre professores no ensino da Química.
Abstract: The aim of the present work is to evaluate the processes of production and application of virtual learning environments from the blogging community MyOpera in Chemistry teaching to high school students, as well as discussing their results. The problem of this survey highlights the figure of the teacher, his interaction with cyberculture and his teaching methodology, and presents itself as follows: how Chemistry teachers can use the blogging community MyOpera as virtual learning environment to teach Chemistry in high school? The teaching of Chemistry in these virtual environments is the focus of this research. In this context, it was analyzed the behavior of school in these post-modern times, from the perspective of Giroux, and how teachers of Sciences, particularly Chemistry, have not yet managed to extricate themselves from teaching based on traditional inductive-positivist common sense as Maldaner, Carvalho and Gil-Perez suggest. It was also studied the Digital Culture which appeared with the computer and became the “media of the medias” in the texts of Santaella and Lèvy. We also discussed how the new information and communication technologies (NICTs) can be used in the classroom within the constructionist reading patterns covered in Valente. Basing on Prado and Valente, it was discussed how the teacher's participation happens in constructionism. In field research, the study took into consideration the concept of design interaction by Preece et al., defined as a blogosphere in the light of Recuero, Barbosa and Granado and Lara, and the concept of virtual learning environment in the reading of Santos and Okada, justifying the building of virtual learning environment in the blogging community MyOpera. The field research raised data through questionnaires and interviews applied to two teachers responsible for the teaching of Chemistry in a military school located in Fortaleza, and to a group of 24 students from a class of second year of high school in this same institution. The interviews were analyzed by the technique of content analysis proposed by Bardin and, at the end, it made us approach the goal of analyzing what was the influence of a virtual learning environment produced in a blogosphere, among the teachers in the teaching of Chemistry.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4251
Appears in Collections:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_dis_cmdasilva.pdf2,69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.